Ato solene propõe consumo consciente contra exploração de trabalhadores


14/03/2008 18:23

Compartilhar:

Ato solene Março: mês do consumidor responsável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/ato sol1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizou-se nesta quinta-feira, 13/3, no auditório Teotônio Vilela, o ato solene Março: mês do consumidor responsável, tendo em vista a comemoração, em 15 de março, do Dia do Consumidor. O ato foi promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT), e pelo deputado Cido Sério (PT).

Para o parlamentar, os seres humanos estão começando a perceber que precisam conhecer e assumir a responsabilidade pelo impacto que seus hábitos de consumo causam nos outros e no mundo. "Precisamos nos conscientizar de nosso papel de cidadãos, evitar produtos de empresas que adotem práticas incorretas, como explorar seus trabalhadores ou agredir o meio ambiente, e denunciá-las", declarou. A presidente da Contracs, Lucilene Binsfeld, acrescentou que "é urgente que a responsabilidade social das empresas saia do discurso e torne-se uma realidade, a começar pelo respeito em relação aos seus próprios trabalhadores".

Durante o evento, foram exibidos slides com os pontos básicos para que o consumidor se torne engajado numa nova forma de consumir, levando em conta não apenas a qualidade e o preço do produto, mas principalmente como este foi produzido. De acordo com o texto exibido, o consumidor tem de observar as relações de trabalho, o ânimo geral dos trabalhadores, procurar dialogar e conhecer a realidade destes, que, muitas vezes, são funcionários de empresas que não oferecem condições de trabalho seguro, colocando-os em situação de risco.

" Seja um consumidor responsável: exija bons produtos e serviços e não compre em estabelecimentos que exploram trabalhadores", propõe o movimento do consumidor-cidadão. Participaram do evento, além dos já citados, Daniela Bstalha Trettel, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Alcides Amadeu, do Programa de resposnabilidade Social no Varejo da Fundação Getúlio Vargas, o deputado José Cândido (PT), e a jornalista Maria Lígia Pagenotto.

alesp