Deputados visitam área contaminada em Paulínia


26/04/2001 20:40

Compartilhar:


O deputado estadual Wagner Lino (PT), acompanhado por uma comissão de deputados, visitará nesta sexta-feira, 27/4, a área contaminada pela Shell em Paulínia e os estabelecimentos da Basf, que é a atual proprietária da indústria química.

Antes da visita, os deputados farão uma reunião no acampamento, que os moradores do bairro Recanto dos Pássaros montaram em frente à empresa, para tomar conhecimento dos últimos acontecimentos relacionados ao caso.

Nesta reunião os moradores comunicarão aos deputados os problemas que eles estão tendo para realizar os exames de sangue com a finalidade de detectar se eles estão contaminados ou não. Os moradores também pedirão aos deputados que se empenhem na abertura de uma CPI para apurar esse caso e outros casos que envolvem a contaminação da represa Billings por mercúrio, utilizado pela Solvay na fabricação de cloro soda. A própria Shell é acusada de contaminar o solo e o lençol freático no bairro do Ipiranga.

Depois da reunião com os moradores, os deputados visitarão as chácaras contaminadas e, logo após, seguirão em comissão para a Basf a fim de realizar inspeção e obter informações sobre o processo atual de fabricação e o destino dos resíduos.

Na semana passada o Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa não considerou o pedido de prioridade na abertura de CPI, enviado pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Wagner Lino - 3886-6842/6853)

alesp