Troféu Loba Romana é entregue na Assembleia a personalidades da comunidade italiana

O Dia da Comunidade Italiana foi instituído por intermédio da Lei 6.133, de junho de 1988.
30/05/2011 20:25

Compartilhar:

Troféu Loba Romana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/VMLoba.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Vitor Sapienza (PPS), foi realizada nesta segunda-feira, 30/5, sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Italiana, quando foi entregue o troféu Loba Romana, que está em sua 21ª edição e homenageia personalidades italianas e seus descendentes por sua atuação social, econômica e cultural que contribuem para o estreitamento de laços entre Brasil e Itália.

Os homenageados desta edição foram: Alberto Antonio Pascarelli Fasanaro, Antonio Angelo Peretto, Antonio Puccetti, Aquilino Marquesim, Artur Cerri, Carolina Vick Francisco, Ecléa Bosi, Fausto Eduardo Pinho Camunha, Francisco Occhiuto Junior, Frederico Carbone Filho, Hygia Therezinha Calmon Ferreira, João Grandino Rodas, João Paulo Rossi, Mario Travaglini, Maria Isabel Buchi Cestari e Maria Auxiliadora Bernardi.

Sapienza falou da contribuição dos italianos para o desenvolvimento do país, particularmente no Estado de São Paulo, na área do trabalho, da educação e das artes. Perguntado sobre a importância do troféu para a comunidade, Sapienza disse ser uma incógnita: "A Itália vem se acomodando e perdendo espaço para outros países nas relações com o Brasil, bem menos intensas hoje do que eram na década de 1940. Também os descendentes vem perdendo a identidade com a Itália, fato que pode ser percebido nas comemorações, quando poucas pessoas cantam o hino italiano. Isso não deveria estar acontecendo, pois se Portugal pode ser considerado o pai do Brasil, a Itália é a mãe de São Paulo", finalizou.

Compuseram com Sapienza a Mesa coordenadora do evento o cônsul da Itália, Mauro Marsili, o ex-governador José Maria Marin, o desembargador Álvaro Lazzarini e o major-brigadeiro Paulo Roberto Pertusi.

alesp