Documento que autoriza maior lixão do mundo será reavaliado


19/03/2008 19:05

Compartilhar:

Vanessa Damo em reunião com o prefeito Kassab<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/VANESSA DAMO KASSAB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Vanessa Damo (PV) obteve, nesta segunda-feira, 17/3, o compromisso do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de formar um grupo de estudo com técnicos do Executivo da capital, da prefeitura de Mauá e da secretaria estadual do Meio Ambiente. Os estudiosos vão reavaliar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA), apresentados pela concessionária EcoUrbis, para a criação de um novo aterro sanitário ao lado do já existente aterro São João, na divisa entre o município de Mauá, no Grande ABC, e a zona leste da capital. Na reunião, também esteve presente o vereador de Mauá Manoel Lopes (DEM).

Vanessa Damo questiona o atual relatório apresentado em audiência pública realizada em Mauá, em janeiro. Para a deputada e seu corpo técnico, o EIA-RIMA apresenta graves inconsistências, como a não-indicação da distância segura entre o aterro e as residências localizadas nas imediações do futuro aterro. "A norma técnica fala em, pelo menos, 500 metros de distância. Mas sabemos que existem casas localizadas a 30 metros. É preciso levar em consideração a saúde da população que mora no entorno", afirma.

Outra questão levantada por Vanessa Damo são as medidas compensatórias que devem ser adotadas pela concessionária EcoUrbis. "Essas medidas devem ser escolhidas em consenso com o Poder Público e, para isso, é necessário que se faça um projeto de mitigação dos impactos ambientais em conjunto com as duas prefeituras, já que o aterro fica no limite entre as duas cidades", continua.

"Queremos readequar o estudo e colocá-lo para apreciação da sociedade, por meio de nova audiência pública. É necessário que a comunidade esteja ciente de todas as conseqüências da criação de um novo aterro na região", defende Vanessa.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp