Opinião - 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde: um alerta à conscientização


13/04/2009 16:22

Compartilhar:


Desde 1948, 7 de abril marca o Dia Mundial da Saúde. Essa data indica a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que há 61 anos desenvolve programas e projetos em nível mundial, visando promover a qualidade de vida dos povos. A saúde, compreendida como "estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente na ausência de uma doença ou enfermidade", está fundamentada no direito do cidadão e na obrigação do Estado em sua promoção.

No entanto, quando se fala em saúde, a primeira imagem se revela é a da assistência médico-hospitalar, da entrega gratuita de remédios, de campanhas educativas, de prevenção e de vacinação etc. Apesar de serem importantes e representarem um diferencial nas ações do governo do Estado, é preciso reconhecer que esses serviços constituem parte de um processo no campo da saúde. Em muitos casos, o acesso à água potável, ao ambiente saudável e aos alimentos de qualidade é tão ou mais importante à nossa saúde.

Por isso, para o governo do Estado de São Paulo, investir na construção de postos de saúde e hospitais, na contratação de médicos e enfermeiros, na elaboração e difusão de campanhas educativas é apenas um primeiro passo em relação à qualidade de vida e à saúde de paulistas e paulistanos. Desde que assumiu o governo, José Serra equilibrou essas ações, integrando-as aos instrumentos para o desenvolvimento socioeconômico, intimamente relacionados com a paz, a educação, a habitação e a equidade.

Afinal, ao longo da história da humanidade, o saneamento ambiental tem sido o instrumento mais eficaz para a promoção da saúde. O saneamento ambiental tem efeito imediato na redução de enfermidades ao romper o círculo vicioso que se estabelece quando o paciente é medicado e devolvido para o ambiente insalubre. Ao reduzir as filas nos postos de saúde, o saneamento ambiental representa importante alívio orçamentário no setor da saúde, compensando, com folga, os investimentos nessa área.

Com maior colaboração entre todos os indivíduos e instituições, acredito que o governo do Estado e a Assembleia Legislativa, juntos, poderão obter maior sucesso no trabalho para melhorar a saúde e, ao mesmo tempo, ajudar a tornar o nosso Estado referência em nível nacional. Podemos fazer nossa parte, evitando estilos de vida sedentários que aumentam todas as causas de mortalidade, dobram o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, aumentando os riscos do câncer, da hipertensão arterial, da osteoporose, dos distúrbios das gorduras sanguíneas, da depressão e da ansiedade. No Dia Mundial da Saúde fica, portanto, um alerta à conscientização, à vida.



*Edmir Chedid é bacharel em Direito e deputado estadual pelo Democratas

alesp