Opinião - 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde: um alerta à conscientização
Desde 1948, 7 de abril marca o Dia Mundial da Saúde. Essa data indica a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que há 61 anos desenvolve programas e projetos em nível mundial, visando promover a qualidade de vida dos povos. A saúde, compreendida como "estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente na ausência de uma doença ou enfermidade", está fundamentada no direito do cidadão e na obrigação do Estado em sua promoção.
No entanto, quando se fala em saúde, a primeira imagem se revela é a da assistência médico-hospitalar, da entrega gratuita de remédios, de campanhas educativas, de prevenção e de vacinação etc. Apesar de serem importantes e representarem um diferencial nas ações do governo do Estado, é preciso reconhecer que esses serviços constituem parte de um processo no campo da saúde. Em muitos casos, o acesso à água potável, ao ambiente saudável e aos alimentos de qualidade é tão ou mais importante à nossa saúde.
Por isso, para o governo do Estado de São Paulo, investir na construção de postos de saúde e hospitais, na contratação de médicos e enfermeiros, na elaboração e difusão de campanhas educativas é apenas um primeiro passo em relação à qualidade de vida e à saúde de paulistas e paulistanos. Desde que assumiu o governo, José Serra equilibrou essas ações, integrando-as aos instrumentos para o desenvolvimento socioeconômico, intimamente relacionados com a paz, a educação, a habitação e a equidade.
Afinal, ao longo da história da humanidade, o saneamento ambiental tem sido o instrumento mais eficaz para a promoção da saúde. O saneamento ambiental tem efeito imediato na redução de enfermidades ao romper o círculo vicioso que se estabelece quando o paciente é medicado e devolvido para o ambiente insalubre. Ao reduzir as filas nos postos de saúde, o saneamento ambiental representa importante alívio orçamentário no setor da saúde, compensando, com folga, os investimentos nessa área.
Com maior colaboração entre todos os indivíduos e instituições, acredito que o governo do Estado e a Assembleia Legislativa, juntos, poderão obter maior sucesso no trabalho para melhorar a saúde e, ao mesmo tempo, ajudar a tornar o nosso Estado referência em nível nacional. Podemos fazer nossa parte, evitando estilos de vida sedentários que aumentam todas as causas de mortalidade, dobram o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, aumentando os riscos do câncer, da hipertensão arterial, da osteoporose, dos distúrbios das gorduras sanguíneas, da depressão e da ansiedade. No Dia Mundial da Saúde fica, portanto, um alerta à conscientização, à vida.
*Edmir Chedid é bacharel em Direito e deputado estadual pelo Democratas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial dos servidores públicos pauta 74ª Sessão Ordinária; assista
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
- Na Alesp, delegados sindicais tomam posse com críticas a terceirizações na saúde paulista
- Audiência pública na Alesp debate melhorias no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações