Projeto assegura fornecimento gratuito de biocurativos


04/10/2011 17:28

Compartilhar:

Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/MAUROBRAGATOBIOCURATIVOb.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mauro Bragato (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa Projeto de Lei 918/2011, que torna obrigatório o fornecimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado, medicamentos biocurativos para o tratamento de feridas crônicas.

Bragato defende a distribuição do medicamento para cicatrização das feridas crônicas, justificando que pesquisadores da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu desenvolveram três novos produtos terapêuticos que foram testados em aproximadamente 2 mil pacientes e se mostraram eficazes em 85% dos casos.

A chefe dos pesquisadores da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu , a médica Elenice Deiffuno, esclarece que o curativo interage com a pele e cria um processo natural de cicatrização em feridas de difícil tratamento, o que representa um avanço na busca da cura de feridas crônicas.

Os biocurativos, denominados biofibrin, gel de plaquetas e gel mix, são produzidos a partir de dois componentes do sangue, o plasma e as plaquetas, provenientes do descarte do banco de sangue quando no vencimento de sua validade.

Segundo a pesquisadora, pacientes que sofrem de feridas crônicas têm dificuldades em comprar produtos à base de colagenase que chegam a custar US$ 400 a bisnaga. (jr)



mbragato@al.sp.gov.br

alesp