Frente Parlamentar contra CPMF discute agenda de manifestações


24/07/2007 17:04

Compartilhar:

Reunião da Frente Parlamentar Contra a CPMF, coordenada pelo deputado João Caramez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ DISCUTE CPMF A-joel.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os integrantes da Frente Parlamentar Contra a CPMF, coordenada pelo deputado João Caramez (PSDB), discutiram, na manhã desta terça-feira, 24/7, na Assembléia Legislativa, ações para a realização de manifestações públicas como forma de mobilização popular contra a cobrança da contribuição.

O objetivo da frente é informar a população sobre o impacto que a CPMF gera na vida de cada um, e de que é preciso garantir que ela não seja prorrogada. Estão sendo organizados dois eventos, a serem realizados no mês de agosto, para pressionar os deputados federais a votarem, na Câmara do Deputados, em Brasília, contra uma nova lei para a CPMF, ou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorrogue seus efeitos.

Além de uma manifestação pública ainda na primeira quinzena de agosto, a frente participará, em 6/8, de um movimento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no prédio sede da federação, na avenida Paulista. Será um ato público pelo fim da CPMF com o objetivo de reunir centenas de vereadores de todo o Estado.

No calendário de ações está prevista para 11/8, véspera do Dia dos Pais, uma manifestação a ser realizada na rua 25 de Março, centro da Capital paulista, com integrantes da frente e das entidades.

Segundo o deputado Caramez, o momento para conseguir a extinção do imposto é agora. "Até o final de setembro a prorrogação do imposto deverá ser votada no Congresso Nacional. É preciso mobilizar a sociedade para que ela manifeste seu descontentamento com a pesada carga tributária a que todos estamos sujeitos. Só para pagar a CPMF são necessários sete dias de trabalho por ano. É um imposto que penaliza mais quem ganha menos e que não cumpriu os objetivos para o qual foi criado", afirmou.

"Nosso objetivo é intensificar as ações da frente e mobilizar o maior número de pessoas, por meio da manifestação popular. Precisamos sensibilizar nossos representantes em Brasília, a fim de evitar a prorrogação da cobrança, pois, a população não agüenta mais pagar tantos tributos", esclareceu ainda o parlamentar.

Conforme informou ainda o deputado, haverá novas reuniões da frente para discutir um plano com vistas a ampliar a visibilidade do movimento e para sensibilizar as pessoas sobre o acerto da iniciativa.

Participaram do encontro representantes da sociedade civil ligados à Fiesp, ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa (Sescon), à Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma), ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), à Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), ao Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios (Sindhosp) e à Ação Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (Abrasse). O presidente da Associação Comercial de Itapevi (Acita), Hermógenes Sant´Ana, e a vereadora de Americana, Lurdinha Ginetti (PDT), também estiveram presentes.

alesp