Delegacia do Idoso de Santos deve ser instalada até junho


28/02/2007 17:11

Compartilhar:


O Departamento da Polícia Judiciária de São Paulo do Interior 6 (Deinter-6) está realizando os estudos necessários para implantar até junho a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Santos. Em abril, entra em operação um serviço piloto de atendimento domiciliar à terceira idade. As informações foram transmitidas pelo diretor do Deinter-6, Waldomiro Bueno Filho, em audiência na terça-feira, 27/2, com a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), coordenadora da Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável.

"Precisamos montar uma equipe com o perfil necessário para este atendimento, que tem características específicas. Outra questão que estamos resolvendo refere-se à necessidade de um delegado de classe especial, no topo da carreira, para assumir a unidade. Não temos ninguém na Baixada Santista que preencha este requisito e vamos ter de buscar em outra região", explicou Bueno Filho, ressaltando que a expectativa é instalar a Delegacia do Idoso no 3º Distrito Policial de Santos, que fica na Ponta da Praia.

Segundo ele, o imóvel apresenta melhores condições de acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, o que é essencial na prestação de um serviço específico para o idoso. Com relação ao atendimento domiciliar, que entra em operação até abril, será uma espécie de Disque-Idoso, por meio do qual será possível denunciar crimes contra pessoas da terceira idade. A partir da ligação, será acionada uma equipe de policiais para ir ao local registrar a ocorrência e dar início ao trabalho de investigação.

Para a deputada Prandi, que há sete anos luta pela criação da Delegacia do Idoso, é fundamental que a unidade seja instalada com rapidez. "Este é um compromisso que o governo do Estado assumiu em 2005 e que ganhou força no início de fevereiro com a publicação do Decreto Estadual 51.548/07, que obriga a criação de uma unidade especializada no atendimento ao idoso em cada seccional de Polícia", explica Maria Lúcia. A parlamentar enfatizou que vai acompanhar de perto o processo para que a unidade seja criada e funcione efetivamente.

"Manterei contato com o delegado geral da Polícia Civil, Mário Jordão Toledo Leme, para que viabilize a transferência de um delegado de classe especial para ficar à frente da unidade especializada. Ao mesmo tempo, reivindicarei que o serviço não se limite à investigação policial, mas tenha interface com um atendimento multidisciplinar, especialmente com psicólogos e assistentes sociais. Isto não só para nossa região, como para todo o Estado", propõe a deputada Prandi.

Vice-presidente do Centro Regional do Idoso (CRI), a professora Telma Simões também participou do encontro e destacou que a luta pela criação da Delegacia de Proteção ao Idoso contempla antiga reivindicação dos movimentos da terceira idade, que tiveram o mandato da deputada Prandi como porta-voz dessa necessidade. "Este é um atendimento importante, especialmente em uma região como a Baixada Santista, que tem uma enorme parcela de população idosa. Também estaremos atentas para que os dois serviços, que se completam, combatam efetivamente os maus-tratos contra os idosos", finalizou.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp