Delegacia do Idoso de Santos deve ser instalada até junho
O Departamento da Polícia Judiciária de São Paulo do Interior 6 (Deinter-6) está realizando os estudos necessários para implantar até junho a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Santos. Em abril, entra em operação um serviço piloto de atendimento domiciliar à terceira idade. As informações foram transmitidas pelo diretor do Deinter-6, Waldomiro Bueno Filho, em audiência na terça-feira, 27/2, com a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), coordenadora da Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável.
"Precisamos montar uma equipe com o perfil necessário para este atendimento, que tem características específicas. Outra questão que estamos resolvendo refere-se à necessidade de um delegado de classe especial, no topo da carreira, para assumir a unidade. Não temos ninguém na Baixada Santista que preencha este requisito e vamos ter de buscar em outra região", explicou Bueno Filho, ressaltando que a expectativa é instalar a Delegacia do Idoso no 3º Distrito Policial de Santos, que fica na Ponta da Praia.
Segundo ele, o imóvel apresenta melhores condições de acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, o que é essencial na prestação de um serviço específico para o idoso. Com relação ao atendimento domiciliar, que entra em operação até abril, será uma espécie de Disque-Idoso, por meio do qual será possível denunciar crimes contra pessoas da terceira idade. A partir da ligação, será acionada uma equipe de policiais para ir ao local registrar a ocorrência e dar início ao trabalho de investigação.
Para a deputada Prandi, que há sete anos luta pela criação da Delegacia do Idoso, é fundamental que a unidade seja instalada com rapidez. "Este é um compromisso que o governo do Estado assumiu em 2005 e que ganhou força no início de fevereiro com a publicação do Decreto Estadual 51.548/07, que obriga a criação de uma unidade especializada no atendimento ao idoso em cada seccional de Polícia", explica Maria Lúcia. A parlamentar enfatizou que vai acompanhar de perto o processo para que a unidade seja criada e funcione efetivamente.
"Manterei contato com o delegado geral da Polícia Civil, Mário Jordão Toledo Leme, para que viabilize a transferência de um delegado de classe especial para ficar à frente da unidade especializada. Ao mesmo tempo, reivindicarei que o serviço não se limite à investigação policial, mas tenha interface com um atendimento multidisciplinar, especialmente com psicólogos e assistentes sociais. Isto não só para nossa região, como para todo o Estado", propõe a deputada Prandi.
Vice-presidente do Centro Regional do Idoso (CRI), a professora Telma Simões também participou do encontro e destacou que a luta pela criação da Delegacia de Proteção ao Idoso contempla antiga reivindicação dos movimentos da terceira idade, que tiveram o mandato da deputada Prandi como porta-voz dessa necessidade. "Este é um atendimento importante, especialmente em uma região como a Baixada Santista, que tem uma enorme parcela de população idosa. Também estaremos atentas para que os dois serviços, que se completam, combatam efetivamente os maus-tratos contra os idosos", finalizou.
mlprandi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Governo estadual anuncia Escolas Cívico-Militares em cidades indicadas por deputado
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações