Campos do Jordão poderá ter hospital geral


17/07/2007 16:12

Compartilhar:

Afonso Lobato com o secretário Luiz Roberto Barradas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AFONSO LOBATO  CAMPOS DO JORDAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, em 11/6, o deputado padre Afonso Lobato (PV) solicitou que a Fundação Sanatório São Paulo, de Campos do Jordão, seja transformada em hospital geral. O encontro com a participação dos diretores do sanatório, Américo Richieri Filho e padre Vicente Batista de Paiva, além do bispo de Taubaté, dom Carmo Rhoden. A instituição tem passado por dificuldades financeiras, com ameaça de fechar a maternidade, o que motivou a busca por mais investimentos do Estado. Desde seu primeiro mandato, padre Afonso tem intermediado verbas para a Fundação, como mais de R$ 300 mil, já recebidos pela entidade, e mais R$ 100 mil, destinados na última semana.

Segundo o deputado, o secretário deter­minou estudos sobre a viabilidade de transformar o local em hospital geral, o que garantirá melhor atendimento à população das cidades da região da Mantiqueira. A diretora técnica do Departamento Regional de Saúde (DRS), Sandra Tutihashi, disse que se a proposta for aceita, o Estado fará o credenciamento da Fundação São Paulo para liberar o uso de 60 leitos destinados a internações de pacientes de clínica geral e pediatria. "O secretário Barradas considerou a proposta viável, mas a concretização ainda dependerá dos estudos financeiros que a Fundação ficou de apresentar em aproximadamente uma semana", afirmou a diretora.

Segundo padre Afonso, Barradas informou que a região poderá receber pelo menos dois ambulatórios médicos de especialidades (AMEs), em São José dos Campos e em Taubaté, além de outra unidade no Litoral Norte. A expectativa do governo é de implantar 40 AMEs nos próximos quatro anos. Cada um vai dispor de equipamentos, como eletrocardiograma, eletro-encefalograma, teste ergométrico, raio-x, ultra-som, mamografia, densitometria óssea e eletroneuromiografia.

De acordo com o novo modelo de atendimento clínico " anunciado pelo governador José Serra em junho " as prefeituras ficam com os postos de saúde e o Estado se encarrega, pouco a pouco, de todos os ambulatórios médicos, explica o parlamentar. O objetivo do governo, lembra padre Afonso, "é desafogar os hospitais gerais e universitários do interior, do litoral e da Grande São Paulo, já que os pacientes passarão na mesma data por consultas e exames. Até o retorno com o médico poderá ocorrer no mesmo dia".

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp