Discriminação contra a mulher é debatida por parlamentares e jurista


01/04/2005 10:30

Compartilhar:

Analice Fernandes, Silvia Pimentel, Ana do Carmo e Beth Sahão participaram de debate sobre a discriminação contra as mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ANALICEDEPS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A jurista Sílvia Pimentel participou, juntamente com as deputadas Analice Fernandes (PSDB), Ana do Carmo e Beth Sahão (ambas do PT), do programa Arena Livre, da TV Assembléia, que debateu a discriminação contra a mulher. Silvia foi eleita vice-presidente do Comitê CEDAW, da Organização das Nações Unidas, um dos órgãos mais importantes na defesa dos direitos femininos, o comitê tem poderes para fiscalizar o cumprimento da Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, assinada por 179 países.

A jurista discutiu questões polêmicas, como a descriminalização do aborto, a consolidação do Estado laico e de práticas contraceptivas. Para ela, defender os direitos femininos na ONU é trabalhar com realidades diversas, mas Sílvia aponta pelo menos uma semelhança mundial: mesmo nos países em que a discriminação é menor, as mulheres ainda têm que lutar por salários iguais aos pagos a homens que exercem as mesmas funções.

Segundo a deputada Analice Fernandes, a presença de uma brasileira na ONU é importante para toda a América Latina. A parlamentara destacou a necessidade do trabalho coletivo para a implantação de políticas públicas de saúde da mulher, principalmente no que se refere à ocorrência de mortes na fase reprodutiva.

A deputada Ana do Carmo falou sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam para se colocarem como profissionais, donas de casa e participantes políticas. Beth Sahão, por sua vez, assinalou o trabalho positivo de Sílvia Pimentel para combater estereótipos e preconceitos. As deputadas e a jurista concordaram quanto à importância da mídia no combate aos preconceitos " não apenas contra mulher, mas contra os seres humanos.

afernandes@al.sp.gov.br

alesp