Campanha de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal


05/04/2010 18:08

Compartilhar:

Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/GILMACIFETAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 65/2009, de autoria de Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, institui a Campanha de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal no Estado de São Paulo. Para Gilmaci, o objetivo da proposição é levar às gestantes informações sobre o perigo que o álcool traz ao bebê durante a gestação.

"A ingestão de bebida alcoólica durante a gestação é muito prejudicial à mãe. Pouco se fala, no entanto, do tamanho dos problemas que o álcool pode trazer ao feto. É tão prejudicial que não existe uma dose preestabelecida de ingestão que possa não atingir e prejudicar o bebê", afirma.

De acordo com o parlamentar, os riscos trazidos pela ingestão do álcool pela gestante são diversos, entre eles está o aborto espontâneo e o parto prematuro. "A criança poderá apresentar problemas de comportamento, falta de crescimento, retardo mental, rosto desfigurado, baixo peso, além dos sintomas invisíveis e danos neurológicos permanentes que devem se manifestar com o tempo", enfatiza.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp