Alesp e CUT firmam parceria

Transparência e participação da sociedade no processo legislativo são as principais finalidades do acordo, segundo o presidente da Alesp
19/09/2005 20:17

Compartilhar:

Assinado protocolo de intenções entre a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cut79dav.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A finalidade da parceria é promover intercâmbio, integração e cooperação técnica entre o Poder Legislativo e a central sindical<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cut90dav.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi assinado nesta segunda-feira, 19/9, protocolo de intenções entre a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A finalidade da parceria é promover intercâmbio, integração e cooperação técnica entre o Poder Legislativo e a central sindical. Dessa cooperação, podem ocorrer sugestões de propostas para políticas de relações de trabalho, tanto dos trabalhadores da iniciativa privada quanto dos servidores públicos. A CUT poderá participar da análise de proposições também na área de direito tributário, econômico e do consumidor, e ainda de política industrial, do interesse público e do setor representado pela central.

A assinatura ocorreu no Salão Nobre da Presidência, com a presença do presidente Rodrigo Garcia (PFL), do 1º secretário, Fausto Figueira (PT), e do 2º secretário, Geraldo Vinholi (PDT), e do presidente da CUT/SP, Edilson de Paula Oliveira.

Intenções

Para o presidente Rodrigo Garcia, ao celebrar o protocolo, a intenção da Mesa da Alesp tem foco em dois pontos: primeiro, dar total transparência ao processo legislativo e, segundo, institucionalizar a relação da Assembléia com as mais variadas entidades da sociedade civil do Estado de São Paulo. "Nossa sociedade é muito heterogênea e aqui não poderia ser diferente, os deputados também são, e os temas tratados são muitos", afirmou Garcia, referindo-se à contribuição que as entidades organizadas podem dar ao legislador trazendo informação sobre o que a sociedade pensa.

Também o 1º secretário abordou a importância da participação da sociedade civil no processo legislativo. Fausto Figueira elogiou o presidente da Alesp pela forma suprapartidária com que tem conduzido a Casa.

Além do presidente da CUT/SP, Edilson de Paula " que considera a cooperação importante para tratar de projetos de interesse do trabalhador " representantes de diversos sindicatos filiados à central (que congrega 350 entidades) também estiveram presentes, como Apeoesp, Sindalesp, Sintap, Sindeps, Sindicato dos Jornalistas, Federação dos Trabalhadores Municipais e SindSaúde.

alesp