Incra apresenta estudos sobre Jundiapeba


08/05/2008 18:49

Compartilhar:

Ines Paz, José Candido e Luiz Carlos Gondim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/JOSE CANDIDO JUNDIAPEBA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apresentou nesta quarta-feira, 7/5, parte do levantamento sobre a área e população do distrito de Jundiapeba. A reunião contou com a presença dos deputados estaduais José Candido (PT) e Luiz Carlos Gondim (PPS) e da vereadora Inês Paz (PSOL). Participaram também os moradores de Jundiapeba e seu advogado Carlos Zambotto, além de um representante da empresa Itaquareira, proprietária da área.

Segundo o chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Incra, Sinésio Sapucaí Filho, o estudo está na fase final e depende apenas da apuração dos últimos dados coletados. "O mapa está quase pronto, e após seu fechamento faremos o protocolo de licenciamento ambiental e assim poderemos mandar para Brasília", afirmou Filho.

Até o momento os dados o Incra identificaram 495 chacareiros e 428 proprietários (em alguns casos uma pessoa possui duas propriedades), e a área medida foi de 994 ha. A partir do decreto federal, a área será desapropriada e destinada aos chacareiros e agricultores que foram cadastrados pelo Incra. Segundo o advogado dos moradores, Carlos Zambotto, com o decreto a área será declarada pública de interesse social e a desapropriação poderá ser amigável ou litigiosa. Para ele, uma desapropriação amigável seria mais rápida para a solução do impasse.

Assim que o levantamento do Incra estiver pronto para ser enviado à Brasília, os deputados José Candido e Gondim, junto com outros deputados federais, pretendem entregar o documento pessoalmente na Capital Federal. O levantamento deve ser concluído no máximo em 10 dias.



josecandido@al.sp.gov.br

alesp