Mário Sérgio Cortella encerra Programa de Capacitação


11/12/2009 17:50

Compartilhar:

Cortella: "Liderança é uma força intrínseca ou capacidade para realizar algo"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/CARLINHOS1CORTELLA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Para nós, da Mesa Diretora, trazer o professor Mário Sérgio Cortella é uma grande oportunidade para o aperfeiçoamento dos servidores do Poder Legislativo", disse o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), na abertura da palestra A arte de Liderar, no dia 10/12, no auditório Franco Montoro. A palestra encerrou a primeira etapa do Programa de Capacitação Gerencial desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Geral da Administração em 2009. Para Carlinhos, Mário Sérgio Cortella dispensa apresentação. "Só o fato de suceder Paulo Freire no cargo de secretário da Educação de São Paulo na gestão da prefeita Luiza Erundina já é algo que realmente mostra a grandeza de seu trabalho", acrescentou. Cortella é filósofo, com mestrado e doutorado em educação, e professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação da PUC-SP.

Conforme Carlinhos, a contribuição do professor "é importante para aperfeiçoarmos os nossos conhecimentos e nossa vivência nesse grande desafio de liderar, especialmente num regime democrático". Observou que "o Poder Legislativo é o mais importante da democracia e ele não existiria sem um corpo de funcionários preparados, fundamentais para que ele cumpra a suas funções constitucionais de legislar e fiscalizar os atos do Executivo e representar a população de nosso Estado".

"A liderança não é um dom, e sim uma virtude, que em filosofia significa uma força intrínseca ou capacidade para realizar algo", disse o professor. Segundo ele, "a liderança envolve técnicas, procedimentos, caminhos e pressupõe a noção de uma arte. E arte é antes de mais nada sensibilidade". Acrescentou que "quando pensamos em liderança não podemos imaginar uma pessoa sem equívocos ou erros. Vez ou outra se imagina líder alguém sem erro, absolutamente sem desvios e que faz tudo certo o tempo todo e do todos os modos. Este líder não existe porque não há um humano assim".



carlinhos@carlinhos.org

alesp