Acervo Artístico
29/07/2003 15:31



Emanuel von Lauenstein Massarani
O figurativo permanece o fundamental na obra de Yole Travassos, embora hoje ela esteja também enveredando para uma linha abstrato-figurativa. Subindo a partir da base de suas esculturas, as diferentes direções dos planos são harmonizadas com um sentido perfeito da proporção. Cada curva, cada sinuosidade, se conclui num movimento seguinte.
Sua obra possui um lirismo envolvente e é composta por um elemento narrativo, para não dizer épico, perfeitamente moldado à sua personalidade. Com uma grande abertura à mensagem do nosso tempo, Yole Travassos conhece a fundo as grandes tradições e está engajada na produção escultural, utilizando materiais os mais diversos, como bronze, resina, cerâmica, em perfeitas combinações.
Seu sentido caloroso e sua visão do ser humano encontraram sua melhor expressão numa forma que é o prolongamento mais expressionista das formas de Rodin e Archipenko e que, ao mesmo tempo, reúne sombras e detalhes, produzindo um efeito quase pictural e às vezes dramático. Ela cria também volumes lisos em estado de tensão simples, mas ao mesmo tempo sensuais e refinados .
Embora tanto o côncavo quanto o convexo não tenham sido uma invenção dos artistas do Século XX e apareçam nas artes de todos os tempos, essa escultora fez do côncavo um elemento importante em sua escultura. Seu emprego alcança êxito porque sua linha estilizante muito a ajuda e a simplificação que resulta é ao mesmo tempo elegante.
Os antigos diziam: "A maravilha da qualidade, que nunca foi medida, é o que há de mais importante na vida da arte". A obra "Enigma", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, pertence à sua recente fase abstrato-figurativo, com suas típicas deformações expressionistas, onde a interpenetração das superfícies côncavo-convexas produz construções figurativas barrocas de caráter relevante, que correspondem à natureza emotiva dessa grande artista.
A Artista
Yole Travassos nasceu em São Paulo, no ano de 1932. Iniciou seus estudos na Associação Paulista de Belas Artes, em 1965, ampliando-os com uma extensão acadêmica na FAAP, entre 1973 e 1976. No mesmo período freqüentou ateliers de renomados artistas. Sua obra dividi-se em duas fases básicas: pintura e escultura.
A pintura foi o início de sua vida artística, embora sob influência acadêmica. De 1967 à 1977, participou de inúmeras exposições, recebeu prêmios, teve obras em exposições no exterior e também foi membro da Comissão de Seleção e Premiação de inúmeros eventos, entre eles: Salão Paulista de Belas Artes, São Paulo, (1971 à 1974); XIII Salão Oficial de Belas Artes de Santos, (1976); V Salão da Primavera da Associação Paulista de Belas Artes (1973); Galeria Contraste, (1974); Galeria Contorno, São Paulo, (1975); "Arte e Pensamento Ecológico" - Câmara Municipal de São Paulo, (1976); Galeria Emy Bomfim e Galeria de Arte Centro Americana , (1976); Galerie Crozier - Art Contemporaine International, Lyon, França (1974 e 1975); International Arts Guild - Palais de La Scala, Monte Carlo, Mônaco; Museo de Arte Alvar Y Cármen T. de Carrillo Gil, México.
Há mais de 20 anos dedica-se à escultura. No Brasil, participou de várias exposições individuais, entre as quais merecem destaque: MAC de Americana (1982); Universidade Federal de Viçosa (1984); Museu de Arte da Bahia (1985); Galeria Arte Assinada, RJ (1987); Skultura Galeria de Arte (1990); Centro Cultural de São Bernardo do Campo (1995).
Entre as exposições coletivas, destacam-se: MASP, 100 anos de Escultura no Brasil (1982); MAC de Campinas (1987); 2ª Bienal de Arte Mística, Governador Valadares, MG (1988); First Exhibition of Brasilian Contemporary Art, Artis Hisson Convention Center, USA (1986); Brazilian American Cultural Institute, Washington DC (1989); Internacional Museum of 20th Century Arts, USA (1990); Mirandas Galleries, Laguna Beach, USA; Corel Gables Art Gallery, Flórida, USA (1991); Academia Internazionale D'Art Moderna, Roma (1992).
Recebeu vários prêmios, entre eles: Medalha de Ouro, I Salão Nacional de Artes Plásticas de Leme, São Paulo (1979); Prêmio de Aquisição e Menção Especial, 2ª Bienal Nacional de Arte Mística, Governador Valadares, MG (1988).
Possui obras em coleções oficiais e particulares, com destaque: Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, SP; Museu Municipal de Getulina, SP; MAC de Americana, SP; MASP Museu de Arte de São Paulo; Museu da Arte Latino-Americana de Los Angeles, EUA; Museu da Escultura ao Ar Livre, nos Jardins da Assembléia Legislativa de São Paulo e no Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, Museu Nacional de Belas Artes de Santiago do Chile, além de Acervos dos Estados Unidos, França, Alemanha, Dinamarca, Japão, Canadá, Argentina, Venezuela, Filipinas, Portugal, Áustria e Holanda.
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