Deputado quer todas as escolas estaduais com salas de leitura


16/04/2007 17:45

Compartilhar:

Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/carlos gianazi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi (PSOL) protocolou projeto de lei propondo a criação de uma sala de leitura em cada uma das escolas da rede estadual de ensino e determinando a presença de um professor nomeado exclusivamente para coordenar o trabalho. O professor, com jornada definida e destinada a esse trabalho, ficará responsável pela condução das atividades de leitura da escola. "Não se trata apenas de resgatar as muitas e boas experiências que já ocorrem nas escolas públicas estaduais, mas, para além dessas práticas, oficializar, dentro do equipamento escolar, um espaço destinado às questões da leitura, seja leitura por prazer, para a busca de informação ou para aprendizagem específica de algum tema", justifica o deputado.

O espaço Sala de Leitura, que tem como exemplo e referência há cerca de 30 anos as salas de leitura das escolas municipais paulistanas, deve apoiar-se no tripé "espaço, acervo, mediação de leitura". Nesse sentido, olhando adiante e apostando no que o mandato do deputado sempre defendeu, a busca da qualidade de ensino na escola pública, o projeto propõe a criação da função de professor responsável pela sala de leitura e cursos de formação.

"Não queremos algo improvisado, com caixas de livros andando aqui e ali, com alguém sem função definida no comando. As escolas públicas precisam e merecem espaços de aprendizagem qualificados e este é o nosso objetivo com a proposição deste projeto de lei", prossegue Giannazi em sua justificativa. O projeto prevê, finalmente, que os prédios novos já tenham em sua planta original um espaço reservado para a sala de leitura. "É inconcebível, na vida contemporânea, que as escolas sejam desprovidas de um dos mais valiosos combustíveis da aprendizagem: a informação escrita", conclui o deputado.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp