Audiência de Sorocaba revela que população da região quer solução de deficiências na Saúde

Audiência Pública LOA 2008 em Sorocaba
29/10/2007 11:36

Compartilhar:

Maria Luiza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOROCABA   maria luiza.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco A. Monteiro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOROCABA marco a monteiro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmara Municipal de Sorocaba recebe Audiência Pública Orçamento 2008<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOROCABA   mesa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prédio da Câmara Municipal de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sor5 vista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estudantes participam da audiência pública em Sorocaba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOROCABA  estudantes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa de trabalhos da audiência em Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sor1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais de 100 pessoas compareceram à Câmara Municipal de Sorocaba " cidade onde, segundo pesquisa apresentada pelo técnico da FGV João Batista Assunção, a maior parte da população está feliz com a vida que leva ", nesta segunda-feira, 29\10, para acompanhar a audiência pública sobre o orçamento 2008, promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), para ouvir sugestões de populares para a elaboração de emendas.

O presidente da CFO, Bruno Covas (PSDB), participou da mesa de trabalhos ao lado dos deputados Maria Lúcia Amary, Samuel Moreira, ambos do PSDB, Enio Tatto, Hamilton Pereira, Mário Reali, José Cândido, todos do PT, Jonas Donizette (PSB), Raul Marcelo (PSOL) e Edson Giriboni (PV).

Mauricio Queiroz, presidente da Associação da Família Forense de Sorocaba, apresentou documentos sobre as dificuldades dos servidores do Judiciário paulista. Ele sintetizou afirmando que os problemas, sobretudo financeiros, têm levado servidores a problemas de saúde, como depressão.

O vereador Roque Lara, de Laranjal Paulista, apresentou pedido dos vereadores da região para a instalação de uma Fatec em Laranjal de forma a atender todo o entorno de cidades. Também solicitou pavimentação de estradas que ligam bairros rurais e recursos para Santa Casa.

Sorocaba e sua grande região

O cidadão Vanderlei Diogo sugeriu a transposição de veículos, ligando os bairros Zacarias e Barcelona, em Sorocaba.

Eugenio Fatori, vereador em Mairinque, veio acompanhado de vários populares que, da galeria, se manifestaram por meio de cartazes que diziam: "Asfalto sim, presídio não".

Vinício Tomé disse que o principal problema da região é a falta de saneamento sobretudo em bairros como Dona Catarina e Mato Dentro, em Mairinque.

De acordo com José Oliveira, o bairro Dona Catarina ainda sofre com a provável instalação de um presídio.

Vereador Ismael, de Sorocaba, é funcionário da Saúde e baseou suas indicações nessa área: implantação de ambulatório médico especializado em Itapetininga e Itapeva e recursos para santas casas, com prioridade para a de São Miguel.

Joná Martins é vereador em Cesário Lange e reivindicou: manutenção da ponte que liga sua cidade a Tatuí, instalação de fórum em Cesário, mais segurança no bairro Fazenda Velha onde está situado um presídio.

De Alumínio, o vereador Gediel de Carvalho pediu uma maternidade para o município. Outro problema da jovem cidade (15 anos) é o déficit habitacional, sem contar a questão de saneamento que não conta com investimentos da Sabesp.

A represa do Itupararanga precisa de investimentos para sua preservação. A afirmativa foi de Ildéia Souza.

Arnô Pereira, vereador em Sorocaba, cobrou ações da Sabesp para o tratamento de esgotos que, segundo ele, é um grande problema regional. Também reivindicou a construção de uma rotatória na avenida Hallingsworth (viaduto da JD) para acesso à Castelinho, a ampliação da Escola Estadual Brigadeiro Tobias e a cobertura da quadra da escola Jorge Madureira, no bairro Guaíba.

O vereador Mauro Rosa, de Salto, destacou a importância de investimentos na área ambiental. Ainda solicitou uma delegacia de defesa da mulher para o município e melhorias no conjunto hospitalar.

A precariedade no atendimento médico do Conjunto Hospitalar de Sorocaba foi alvo do protesto de Célio Alexandre.

O vereador Hélio Mori, de São Miguel Arcanjo, pediu melhoria e universalização do Hospital de Itapetininga, recuperação da SP-264 (de Salto a Pilar do Sul) e SP-250 (Pilar do Sul a São Miguel Arcanjo); e para São Miguel, recuperação da Santa Casa, fechamento da cadeia pública de São Miguel, instalação de escola técnica e asfaltamento da estrada do Turvinho.

José Ferrari, secretário de Habitação e Urbanismo de Sorocaba, reclamou da sobrecarga no sistema de atendimento de saúde da região de Sorocaba e uma unidade do Poupatempo.



Ensino público e outros

A professora Maria Luiza, da Escola Estadual José Quevedo, afirmou que a escola é muito carente de recursos. Alunos na galeria exibiam cartazes solicitando quadra coberta e outras benfeitorias. A aluna Angélica Pereira insistiu na importância da cobertura da quadra.

Marcelino de Almeida, da Apeoesp, veio protestar contra o voto de deputada da região contra projetos que beneficiavam professores com incorporação de gratificações. Ele quer recursos para manutenção de prédios escolares e melhores salários.

Outro segmento do Estado que decidiu marcar presença em todas as audiências públicas é o dos defensores públicos. Marco Antonio Monteiro declarou que o prédio destinado à Defensoria em Sorocaba é precário e criticou o quadro reduzido. "Na regional de Sorocaba existem mais de três mil processos, em Avaré quase quatro mil, atendimento de 100 cidadãos ao dia etc", citou Monteiro, para justificar a queixa quanto ao número de defensores. Elaine Ruas reforçou as palavras de seu colega, lembrando que é preciso quadro de apoio.

Marco Antonio de Morais, funcionário ligado à Secretaria da Agricultura, disse que o volume de trabalho aumentou muito depois das denúncias contra qualidade do leite. "Há 15 anos não temos renovação no quadro de técnicos do setor agropecuário."

A vereadora Tânia, de Sorocaba, defendeu interesses do ensino público. Segundo ela, faltam funcionários nas escolas públicas. "Bibliotecas deixam de funcionar por causa disso." Ela também propôs recuperação de prédios escolares e centro multidisciplinar para avaliação de alunos com deficiência.



Parlamentares

Donizette foi o primeiro parlamentar a se pronunciar. "Esta não é uma audiência nem de situação nem de oposição", afirmou o deputado, lembrando que tão importante quanto ter a sugestão acolhida no parecer ao orçamento é a oportunidade de participar.

Reali disse que é importante discutir o orçamento de forma regionalizada para que ele seja feito de forma plena. Ele destacou que 17% de margem de remanejamento é um percentual muito alto para essa finalidade (a de o governo transferir verbas entre secretarias).

Para Giriboni, os dados da pesquisa da FGV não refletem totalmente a realidade, uma vez que não computaram informações de Itapeva e retorno. Segundo ele, a região administrativa de Itapeva foi criada recentemente, assim a situação social e econômica daquela região ainda causa impacto nos dados de Sorocaba. Lembrou que a saúde é a área mais carente na região.

Maria Lúcia Amary ressaltou que emendas conjuntas de parlamentares da região podem contribuir muito para sanear problemas de setores prioritários como educação e segurança. Ela cumprimentou jovens estudantes presentes em plenário.

Hamilton apresentou reivindicações da região: repavimentação da SP-79 (estrada velha de Itu a Piedade) e da SP-264, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora, verbas para a Saúde e os programas Bom Prato e Fábricas de Cultura.

Raul Marcelo criticou a pretensão de o governo privatizar empresas públicas e disse que os empréstimos junto a organismos internacionais para investimentos no total de R$ 5 bilhões vão endividar o Estado. Falou contra a inclusão da alimentação de presos nas verbas da Saúde.

José Cândido é do Alto Tietê, mas quis conhecer os dados da região para colaborar na elaboração do orçamento de maneira global.

Samuel Moreira insistiu na apresentação de demandas regionais.

alesp