Assembléia Legislativa cria fórum de discussão

Instrumento é um primeiro passo na relação de interatividade da Alesp com a população do Estado de São Paulo
23/08/2006 19:27

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Cartaz forum.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tania Rodrigues Mendes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Tania do portal3244-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A rede interna da Assembléia Legislativa " intranet " criou um fórum de discussão sobre temas de interesse da comunidade interna. É uma experiência nova que, ainda este ano, deverá extrapolar os limites da Casa e ser veiculada na internet, pelo Portal da Alesp, quando então passará a abarcar assuntos que dizem respeito à população paulista em geral.

Atualmente, qualquer usuário da intranet pode participar, fazendo propostas de assuntos para serem discutidos, respondendo aos que já estão postos em discussão ou mesmo avaliando o próprio fórum, sua dinâmica e forma de participação, inclusive com críticas. A participação, no entanto, ainda é baixa, talvez por se tratar de um instrumento novo de interação na Assembléia, justificam seus idealizadores.

As mensagens são enviadas ao fórum por e-mail e rapidamente lidas pelo moderador do tema antes de serem exibidas, a fim de verificar apenas se o conteúdo não fere alguma lei ou norma, caso em que não poderá ser exibido.

Desenvolvido por Edna Cymbaum e Ana Paula Lunardelli, funcionárias do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional (Dido), o fórum tem hoje três assuntos em discussão: "Tabagismo", "Motivação" e "Avaliação de Desempenho". A moderação está a cargo da funcionária Liane Rossi, do Departamento de Recursos Humanos (DRH).

Nova cultura

Tania Rodrigues Mendes, coordenadora dos trabalhos do Comitê do Portal, explica que o usuário pode propor o assunto e também a moderação: "A idéia é que trabalhemos com o espaço do fórum como um desdobramento do espaço real", quer dizer, com as mesmas regras que hoje regem qualquer discussão, seminário, assembléia ou audiência. Por isso, os participantes têm de se identificar, assim como o proponente e o moderador do assunto.

Trata-se de um espaço institucional de discussão de assuntos que interessam à comunidade que dele participa. Hoje, é a comunidade interna. Amanhã será a vez de os cidadãos paulistas interagirem com o Legislativo.

"Estamos construindo um instrumento de interatividade", diz Tânia, explicando que o fórum pela intranet é um excelente teste dessa ferramenta, utilizada para promover um espaço virtual de discussão. No futuro, audiências públicas virtuais tornarão a participação da população mais freqüente, aumentando assim a presença do Legislativo na vida do cidadão " e a deste na atividade legislativa.

Quanto ao papel da moderação prévia, Tania afirma que esta foi uma decisão do comitê para que o espaço vá se abrindo aos poucos. Neste momento, o critério é eficiente. Se a dinâmica das discussões for afetada, ele poderá vir a ser modificado. As regras de uso do espaço estão em construção e disponíveis no fórum. Elas também são passíveis de discussão pelos participantes.

Participação

"O que queremos é que as pessoas proponham temas", diz Tania. "Tudo o que se produz na Casa é informação. O que os departamentos produzem é informação. É preciso organizar isso de forma transversal (sem hierarquização), de modo a tornar a informação útil, fazendo-a chegar a quem interessa."

Para Tania, o portal tem entre suas missões organizar a política de informação da Casa. Dessa forma, ela chega mais facilmente aos cidadãos interessados no funcionamento do Poder Legislativo, e também os atrai. O fórum é o próximo passo na relação de interatividade da Alesp com a população do Estado de São Paulo. É um instrumento de participação direta, essencialmente democrático: um tema em discussão pode ter como finalidade última a criação de um projeto de lei, por exemplo.

A intranet é a rede interna da comunidade da Assembléia Legislativa, que inclui deputados e funcionários. Nela, além do fórum de discussão, encontram-se páginas relacionadas a recursos humanos, procedimentos administrativos e grupos de atuação, entre outras informações de interesse da administração. Ali também é possível fazer o download de diversos tipos de modelos de documentos. Para acessar o portal, o link é www.al.sp.gov.br. Para acessar o fórum, o link é www.al.sp.gov.br/forum.



Fórum da intranet



O que é o fórum?

É um espaço virtual de discussão de temas de interesse da comunidade, no caso, a comunidade interna da Alesp. Num futuro próximo, a população do Estado de São Paulo.

Quem pode participar?

Todo membro da comunidade interna da Alesp pode propor temas, discutir os que já estão em debate e ser moderador de um ou mais temas.

Qual é o papel do moderador?

O moderador, ou mediador, tem o papel de ler rapidamente as mensagens a fim de examinar se existe nelas algum tipo de ilegalidade. Atualmente, sua atuação é prévia.

O participante precisa se indentificar ou pode usar um pseudônimo?

O participante tem de se identificar. É como uma assembléia: o interessado em expor sua opinião pede a palavra, se inscreve e defende seu ponto de vista.

Quais são os temas que estão em discussão atualmente? Quem é o moderador?

São três os temas atualmente: "Tabagismo", "Motivação" e "Avaliação de Desempenho". O atual moderador é a funcionária Liane Rossi, do DRH.

alesp