Assembléia homenageia artistas circenses e os 41 anos do União e Olho Vivo


27/03/2007 20:47

Compartilhar:

Artista circense<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LEM (26).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração do Dia do Circo e do Teatro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Lemonch (18).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A arte e a cultura foram homenageadas na Assembléia Legislativa na noite desta terça-feira, 27/3, na comemoração do Dia do Circo e do Teatro. O diretor teatral César Vieira recebeu placa comemorativa pelos 41 anos do Grupo Teatral União e Olho Vivo, e Bel Toledo, presidente da Cooperativa Paulista de Circo, pelo trabalho inédito de organização dos trabalhadores circenses.

Na coordenação do evento, o deputado Vicente Cândido (PT) afirmou que homenagear César Vieira é uma honra, pelo seu trabalho incansável e libertador à frente do União e Olho Vivo. "Foram mais de 3 milhões de apresentações pelo Brasil afora, sempre sem dinheiro e nunca se curvando à censura, à repressão cultural e política".

Ao homenagear a Cooperativa Paulista de Circo, Cândido disse: "Queremos nos juntar a um movimento para reverter a tendência de governantes que se recusam a entender o circo como arte".

Além de intervenções artísticas apresentadas durante o evento, o público presente foi chamado a debater o recém instituído Prêmio Assembléia Legislativa de Arte e Cultura, que será implantado ainda em 2007.

Criado em janeiro deste ano, por meio da promulgação pela Mesa Diretora da Resolução 848/06, o prêmio será destinado a artistas e produtores culturais que se destaquem pela qualidade de seu trabalho na construção da arte e da cultura em todo o Estado de São Paulo.

As premiações abrangem as artes plásticas, cinema, circo, cultura popular, dança, literatura, música, ópera, rádio, teatro, vídeo e televisão e serão divididas em três categorias. A primeira, por reconhecimento, premiará pessoas, grupos, empresas ou organizações sem fins lucrativos com uma obra consolidada. A segunda, por mérito, destina-se a quem esteja construindo uma obra de relevância para a arte e a cultura do país. A terceira destina-se àqueles que estejam em início de carreira, mas que já tenham demonstrado a criação de uma obra consistente.

Autor do projeto de resolução aprovado, Vicente Cândido parabenizou os agentes culturais e artistas, dizendo que eles "criam esse rico e necessário tecido chamado cultura e trabalham incansavelmente, dedicando suas vidas à pesquisa artística, muitas vezes sem alcançar o reconhecimento devido".

alesp