Natureza e lobisomem aguardam o turista em Joanópolis


22/07/2008 17:29

Compartilhar:

Igreja Matriz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/JOANOPOLIS  Igreja matriz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cachoeira dos Pretos  com queda de 154 metros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/JOANOPOLIS  Cachoeira dos Pretos, com queda de 154 metros.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gigante Adormecido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/JOANOPOLIS  e o gigante adormecido.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedra do Lopo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/JOANOPOLIS  Pedra do Lopo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Localizada na Serra da Mantiqueira, a mil metros de altitude, Joanópolis atrai turistas por suas belezas naturais, clima de montanha e águas puras. E mais: seu morador mais famoso é o lobisomem, já que a cidade é considerada sua capital.

Fundada no ano de 1878 como São João do Curralinho a partir de um distrito da atual Piracaia - por estar situada num curral de montanhas - no local onde os moradores reuniam-se para comemorar, a cada 24 de junho, a passagem do dia de São João. Em 2001, Joanópolis foi elevada à categoria de estância turística, e está em Área de Proteção Ambiental (APA) e de Mananciais (APM).



Atrações turísticas



Joanópolis possui muitos rios de águas puras e cachoeiras, com destaque para a dos Pretos, a 18 km do centro da cidade, com 154 m de queda d"água e boa infra-estrutura para receber o turista. Lá está localizado o Parque de Aventuras, que propicia a prática de diversos esportes radicais, como arvorismo, bóia-cross e canyoning. Também podem ser visitadas as cachoeiras de Iponina (a 27 km do centro) e das Bruxas (a 11 km).

Distante dois quilômetros da cidade, há uma represa formada pelos rios Jaguari e Jacareí, que contribui para o Sistema Cantareira da Sabesp, com aproximadamente 2,5 bilhões de metros cúbicos de água e 40 km² de espelho, própria para receber esportes náuticos e para a pesca.

Há diversas trilhas que podem ser feitas, com ajuda de guias, para se alcançar o Pico do Selado, com 2.070 m de altura, e as Pedras do Carmo (1.900 m), do Medo (1.475 m), e do Lopo (1.750 m). A Pedra das Flores (1.700 m) e a do Lopo fazem parte de formação rochosa conhecida como Gigante Adormecido, marco da cidade.



Lobisomem



Após o lançamento do livro "Lobisomem, assombração e realidade", da folclorista Maria do Rosário Tavares de Lima, com base em pesquisas feitas em Joanópolis, toda uma cultura surgiu na cidade. Foi fundada a Associação dos Criadores de Lobisomem, e várias outras ações e produtos vêm sendo desenvolvidos para atrair os visitantes à cidade, como a cachaça "Repelente de Lobisomem". Em datas especiais, é servida uma tradicional galinhada, chamada de "Comida de Lobisomem".



Como chegar



Distante a apenas 113 km da Capital, Joanópolis pode ser acessada pela rodovia Fernão Dias, ou pela rodovia Anhanguera até Campinas, e depois pela via Dom Pedro I até a cidade.

alesp