Votorantim poderá ter PAT e Presidente Prudente um Banco do Povo


16/05/2001 18:23

Compartilhar:


O município de Votorantim poderá ter um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e ficará na lista de espera para a implementação do Programa de Auto-Emprego (PAE). A cidade de Presidente Venceslau receberá uma agência do Banco do Povo desde que faça um pool com municípios vizinhos. Estes foram os compromissos assumidos pelo secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, em audiência realizada nesta quarta-feira, 16/5, com os prefeitos de Votorantim, Jair Cassola (PDT), e de Presidente Venceslau, Osvaldo Melo (PT), solicitada pelo 1.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado estadual Hamilton Pereira (PT).

O PAT é um posto avançado de prestação de serviços aos trabalhadores - empregados ou não - como emissão de carteira de trabalho, seguro-desemprego e orientação trabalhista. Também serve para o atendimento às empresas no recrutamento e seleção de recursos humanos e em programas de emprego. Para o prefeito de Votorantim, o PAT é uma conquista importante porque o município já conta com 90 mil habitantes e pode se tornar uma porta de entrada ao trabalho formal para os desempregados.

O PAE promove a capacitação de pessoas moradoras em comunidades carentes e permite sua inclusão no mercado de trabalho. Forma técnicos em desenvolvimento econômico, que identificam oportunidades de negócios e elaboram projetos de investimentos. Em relação a Votorantim, o secretário se comprometeu ainda em ceder dois técnicos para ministrar cursos enquanto o município aguarda o PAE chegar.

Quanto ao Banco do Povo para Presidente Venceslau, Walter Barelli explicou que ele é implantado somente em comunidades com, no mínimo, 50 mil habitantes. Como essa cidade tem 40 mil habitantes, o prefeito Osvaldo Melo fará contatos com municípios vizinhos para chegar ao total de habitantes exigido.

O Banco do Povo é uma parceria entre o governo do Estado, prefeituras e a sociedade civil para financiar quem produz mas não tem comprovação de renda nem conta bancária. O crédito é dirigido a microempreendedores, com juros de 1% ao mês. O governo do Estado entra com R$ 270 mil e as prefeituras com R$ 30 mil. "Ele é muito importante para o município que enfrenta uma crise de desemprego", diz o prefeito.

Os dois prefeitos e o vice-prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Piveta (PT), também presente à audiência, buscaram ainda subsídios na Secretaria sobre as frentes de trabalho, iniciativa do governo do Estado que abrange apenas os 39 municípios da Região Metropolitana da Capital.

O deputado Hamilton Pereira espera que a Secretaria honre o compromisso assumido.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6232)

alesp