Ministro da Estônia propõe intercâmbio de tecnologia em visita à Assembléia


08/11/2000 18:25

Compartilhar:


O ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Estônia, Toomas Hendrik Ilves, esteve na tarde desta quarta-feira, 8/11, em visita oficial à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo onde foi recebido pelo presidente da Casa, deputado Vanderlei Macris (PSDB). Esta é a primeira vez que um representante da Estônia visita o Brasil desde a independência daquele país da antiga União Soviética.

No encontro que aconteceu no Salão Nobre da Assembléia, o ministro Ilves fez um apanhado da situação atual de seu país, segundo ele muito pequeno mas com uma tecnologia bastante avançada e muita vontade de se abrir para o mercado globalizado. "De todos os países comunistas a Estônia é o que está mais próximo de entrar na comunidade européia, o que deverá ocorrer nos próximos dois ou três anos". O ingresso da Estônia na comunidade européia estaria dependendo do posicionamento favorável da Alemanha e da França, países que ainda não teriam se definido a respeito. O já alcançado êxito no leste europeu seria, para Ilves, um indicador de que a Estônia pode obter êxito no seu relacionamento com outros países.

"Apesar de sermos um país pequeno, provavelmente do tamanho de uma cidadezinha do Estado de São Paulo, nossa opinião, dentro da comunidade européia terá o mesmo valor que a dos demais membros", disse o representante da Estônia, justificando a necessidade de expandir o relacionamento daquele país com outros, inclusive da América do Sul, e dando destaque para o Brasil e um futuro intercâmbio de tecnologias. "Pode parecer estranho, mas apesar de sermos vizinhos da Rússia, a opinião de um país como o Brasil, conta mais para nós que a opinião de um país como a Rússia", afirmou. O ministro enfatizou o crescimento da Estônia, "um país bastante pobre há 9 anos", através do desenvolvimento de tecnologia de informação. "A barreira digital existe não apenas entre países, mas também entre as populações urbana e rural de um mesmo país. Nós conseguimos fazer uma ponte levando a informatização para os fazendeiros." A Estônia, segundo ele, é hoje o 1.º país em informatização do governo no mundo. Outra proposta de intercâmbio feita por ele foi em relação à tecnologia genética.

O presidente Vanderlei Macris mostrou-se informado sobre o processo de independência da Estônia e disse ter certeza de que a integração daquele país à comunidade européia deverá aumentar ainda mais seu crescimento e melhorar as relações com os demais países. Macris enfatizou a integração do Brasil ao Mercosul como forma de promover um relacionamento cada vez maior de nosso país junto à comunidade européia. O presidente destacou o trabalho do Parlamento paulista com vistas ao futuro, que vem sendo desenvolvido através do Fórum São Paulo Século XXI. Macris disse ainda que a Assembléia estará aberta à Estônia e desejou que o relacionamento entre os dois países avance rapidamente. "Contem conosco", disse o presidente ao se despedir dos visitantes.

A agenda da missão oficial da Estônia no Brasil prevê encontros com autoridades do governo de São Paulo e do país, e também uma visita à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

alesp