Funcionários do ITESP e do PROCON apontam intransigência da Secretaria da Justiça


14/09/2005 18:59

Compartilhar:

Deputado Mauro Bragato, presidente da Comissão de Relações do Trabalho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/comreltrab24mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Funcionários do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/comreltrab34mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na tarde desta quarta-feira, 14/9, funcionários do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) estiveram em audiência na Comissão de Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa para relatar as dificuldades enfrentadas para estabelecer negociação salarial com a Secretaria da Justiça.

Segundo Alberto Paulo Vasques, representante da associação dos funcionários do Itesp, as negociações visando a reposição de perdas salariais da categoria acumuladas desde 1999 - que, segundo declarou, somam 45,7% -, além de outros itens, vêm se arrastando há vários meses sem que se estabeleça um clima de real negociação entre as partes.

Campanha Salarial

O Itesp assim como o Procon são órgãos vinculados à Secretaria da Justiça. Ambos encontram-se em campanha salarial, sendo que os funcionários do Procon deflagraram greve após o insucesso nas negociações, que acabou levando a categoria à Justiça do Trabalho.

No julgamento, a Justiça reconheceu a legalidade da greve e ordenou o pagamento de abono, acordado ainda em 2004, e reajuste para a categoria de 16%. Entretanto, num clima de escalada da tensão entre as partes, o secretário da Justiça anunciou que recorrerá da decisão, retomando o enfrentamento com a categoria.

Dia D

Já o representante do Itesp relatou que, após muitas idas e vindas, a categoria será recebida na secretaria nesta quinta-feira, 15/9, sem que se possa garantir se haverá negociação efetiva entre ambos.

Por sua vez, os deputados deliberaram que aguardarão o desenlace das negociações para, caso o impasse persista, realizar uma audiência na sede da própria secretaria, buscando uma solução negociada entre as partes.

Estiveram presentes à reunião os deputados Maria Lucia Amary (PSDB), Hamilton Pereira, José Zico Prado, ambos do PT, e Nivaldo Santana, líder do PCdoB. A reunião foi presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB) e, antes da audiência, foram aprovadas duas moções.

alesp