Até quando vamos permitir?
Assistimos mais uma vez um episódio chocante. Trinta e três estudantes foram brutalmente assinados enquanto assistiam aula em uma universidade americana. Assistimos mais uma vez o confronto entre a Polícia e traficantes no Rio de Janeiro, que provocou a morte de 19 pessoas e feriu outras sete com balas perdidas.
Assistimos assombrados a operação da Polícia Federal que prendeu 22 pessoas envolvidas com a máfia dos caça níqueis. Mais de R$ 10 milhões foram encontrados pelos policiais escondidos em paredes falsas e cofres. Assistimos uma nova investida da Polícia Federal que apreendeu mais de um milhão de reais de doleiros que enviavam remessas ilegais de dinheiro para fora do País.
Até quando vamos permitir ações tão violentas como estas. Bandido não é só aquele que pega numa arma e mata indiscriminadamente. Bandido não é só aquele que troca tiro com a Polícia para proteger verdadeiras indústrias de tráfico de drogas, que deteriora e leva a desagregação a milhares de famílias.
Bandido é todo aquele que se utiliza da boa fé das pessoas para enriquecer de forma ilícita. É todo aquele que usurpa dinheiro de impostos, que age em benefício próprio em detrimento da paz de milhares e milhares de pessoas.
Num País onde as carências são inúmeras. Onde faltam recursos para a saúde pública, para a educação, para a infra-estrutura viária e saneamento básico é assustador e revoltante ver tanto dinheiro saindo de fundos falsos e até de ralos de encanamentos, como aconteceu no caso dos doleiros.
A Polícia Federal está de parabéns pelas últimas operações realizadas. Mas, precisamos que situações como estas sirvam de exemplos para todos
nós e não fiquemos a espera do Estado. Temos de fazer uma revisão de consciência, resgatar conceitos básicos como de cidadania e honestidade.
O ser humano não pode mais permitir atos como estes. Não é possível que alguém seja alvejado a sangue frio enquanto estuda. Não adianta nada aquele pensamento egoísta de que isso aconteceu nos Estados Unidos, muito longe daqui. Isso vem acontecendo no dia-a-dia de todos nós, sejam americanos, sejam brasileiros. Sejam cariocas, sejam paulistanos, sejam gaúchos, cearenses, paraibanos.....
Ninguém pode sair de casa com medo de não voltar mais. Ninguém pode ter o filho arrastado cruelmente por quilômetros. Ninguém pode ter seqüestrado o seu direito de viver em paz. É preciso refletir " e muito " sobre todas estas questões e buscar as soluções para todos estes problemas, que passam sim por ações dos órgãos públicos. Mas passam principalmente por uma revisão de consciência e valores de todos nós.
*Marco Bertaiolli é deputado estadual pelo DEM.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações