Até quando vamos permitir?

Opinião
19/04/2007 17:24

Compartilhar:

Marco Bertaiolli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/marco bertaioli01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Assistimos mais uma vez um episódio chocante. Trinta e três estudantes foram brutalmente assinados enquanto assistiam aula em uma universidade americana. Assistimos mais uma vez o confronto entre a Polícia e traficantes no Rio de Janeiro, que provocou a morte de 19 pessoas e feriu outras sete com balas perdidas.

Assistimos assombrados a operação da Polícia Federal que prendeu 22 pessoas envolvidas com a máfia dos caça níqueis. Mais de R$ 10 milhões foram encontrados pelos policiais escondidos em paredes falsas e cofres. Assistimos uma nova investida da Polícia Federal que apreendeu mais de um milhão de reais de doleiros que enviavam remessas ilegais de dinheiro para fora do País.

Até quando vamos permitir ações tão violentas como estas. Bandido não é só aquele que pega numa arma e mata indiscriminadamente. Bandido não é só aquele que troca tiro com a Polícia para proteger verdadeiras indústrias de tráfico de drogas, que deteriora e leva a desagregação a milhares de famílias.

Bandido é todo aquele que se utiliza da boa fé das pessoas para enriquecer de forma ilícita. É todo aquele que usurpa dinheiro de impostos, que age em benefício próprio em detrimento da paz de milhares e milhares de pessoas.

Num País onde as carências são inúmeras. Onde faltam recursos para a saúde pública, para a educação, para a infra-estrutura viária e saneamento básico é assustador e revoltante ver tanto dinheiro saindo de fundos falsos e até de ralos de encanamentos, como aconteceu no caso dos doleiros.

A Polícia Federal está de parabéns pelas últimas operações realizadas. Mas, precisamos que situações como estas sirvam de exemplos para todos

nós e não fiquemos a espera do Estado. Temos de fazer uma revisão de consciência, resgatar conceitos básicos como de cidadania e honestidade.

O ser humano não pode mais permitir atos como estes. Não é possível que alguém seja alvejado a sangue frio enquanto estuda. Não adianta nada aquele pensamento egoísta de que isso aconteceu nos Estados Unidos, muito longe daqui. Isso vem acontecendo no dia-a-dia de todos nós, sejam americanos, sejam brasileiros. Sejam cariocas, sejam paulistanos, sejam gaúchos, cearenses, paraibanos.....

Ninguém pode sair de casa com medo de não voltar mais. Ninguém pode ter o filho arrastado cruelmente por quilômetros. Ninguém pode ter seqüestrado o seu direito de viver em paz. É preciso refletir " e muito " sobre todas estas questões e buscar as soluções para todos estes problemas, que passam sim por ações dos órgãos públicos. Mas passam principalmente por uma revisão de consciência e valores de todos nós.



*Marco Bertaiolli é deputado estadual pelo DEM.

alesp