TV Assembléia debate a crise financeira


22/10/2008 15:33

Compartilhar:

Debate na TV Assembléia: Savóia, Agnello, Izabel, Sapienza e Silvestre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/aSAPIENZA TV.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Vitor Sapienza (PPS) participou de debate da TV Assembléia sobre a crise financeira mundial e os reflexos no dia-a-dia do cidadão. Participaram também o deputado Waldir Agnello (PTB), o professor José Roberto Savóia, da Fundação Instituto de Administração da USP, e o economista José Silvestre de Oliveira, coordenador de relações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). O debate foi mediado pela jornalista Izabel Ortiz Mendes. O "Assembléia Debate" já está sendo veiculado na programação da TV.

Sapienza condenou atitudes de membros da equipe econômica, pois fazem declarações que depois têm que remendar e insistem em minimizar os efeitos da crise na economia brasileira. "Estamos no país do achismo, falta harmonia nas declarações dos ministros e até mesmo o presidente, a quem admiro, às vezes faz algumas colocações que não fazem sentido", advertiu Sapienza. O deputado destacou que o momento é delicado e devem ser evitados investimentos e compras com juros de longo prazo.

Os participantes discutiram vários aspectos do tema, tais como crédito difícil, os mercados imobiliário e de trabalho, a questão cambial e a ação de especuladores. Todos concordaram que o momento é de prudência.

O deputado Waldir Agnello observou, num trecho do debate, que uma projeção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indica que haverá mais 20 milhões de desempregados no mundo por conta da crise.

O professor Savóia discorreu sobre a variação cambial e reajuste de preços e pediu cautela aos consumidores. Ele sugeriu a necessidade de se ministrar cursos de "educação financeira".

Apesar de indicar que o país está em melhores condições para enfrentar a crise, José Silvestre de Oliveira disse esperar que as autoridades monetárias brasileiras tomem medidas que protejam a economia real.



vsapiensa@al.sp.gov.br

alesp