As decomposições cubistas de Victor Hugo: equilíbrio e mágica atmosfera

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
06/11/2006 15:02

Compartilhar:

Victor Hugo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M- Victor Hugo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>As Marias</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M- Victor Hugo obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Victor Hugo é um pintor que sabe colher os momentos felizes e os dramáticos da existência humana, e restituí-los com toda a força poética de que sua veia pictórica é capaz. À medida que se despe de uma certa ingenuidade, a inocência de seus personagens se faz consciência.

A característica volumétrica confere ao traço desse artista a marca de sua criatividade. A aproximação dos vultos femininos marcados por um aceno emblemático de decomposição cubista alcança um resultado de agradável equilíbrio e de mágica atmosfera.

Sua linha pictórica, influenciada fortemente pela antiga polêmica da pop art americana, alcança em nossos dias uma figuração sui generis, na qual permanecem incluídas algumas referências da civilização de massa, onde o grafite

está presente.

Na obra As Marias, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Victor Hugo nos propõe dois aspectos típicos: o cotidiano e a "força de imagem", num amálgama de tocante ação provocatória, onde os vários mitos do nosso dia-a-dia são dessacralizados através de uma atitude pungente, mas sobretudo de amarga ironia.

O artista

Victor Hugo, pseudônimo de Victor Hugo Porto, nasceu em 1954, em Caxias do Sul, RS. Apaixonado por desenho, aos 13 anos de idade começou a trabalhar como auxiliar de vitrinista. Freqüentou como ouvinte a Escola de Belas Artes de Caxias do Sul, participou de vários concursos de vitrines e obteve diversos prêmios. Montou uma agência de propaganda visual e, aos 20 anos, passou a se dedicar profissionalmente à pintura artística.

Cursou a Escola Internacional Gráfica de Veneza, Itália, onde fez curso de gravura, permanecendo por seis meses em Merano, na região do Alto Adge, onde hoje possui o seu maior acervo de esculturas.

Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas, entre elas:

Museu Municipal de Caxias do Sul, RS; Galeria Arte & Fato, Porto Alegre, RS; Galeria Contemporânea, Novo Hamburgo, RS; Galeria Soluzione, Caxias do Sul, RS; Delphus Galeria de Arte, Porto Alegre, RS; Ponto a Ponto Galeria de Arte, Bento Gonçalves, RS; Câmara Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre, RS; Galeria Klemens Gasser, Bolzano, Itália; Casa da Cultura, Galeria Municipal de Artes, Caxias do Sul, RS; Galeria de Artes Bublitz Decaedro, Porto Alegre, RS; Galeria de Artes Nini Barondini, Curitiba, PR; Espaço de Cultura Gabbiano, Caxias do Sul, RS; Espaço Cultural do Banco do Brasil Europe, Bruxelas, Bélgica; Brasilianischer Kunst Der Gegenwart, Berlim, Alemanha; Café do Porto, Caxias do Sul, RS; Casa Cor Sul, Porto Alegre, RS; Casa Cor Paraná, Curitiba, PR; Shopping Iguatemi de Caxias do Sul, RS; Salão Internacional de Artes Plásticas do Projeto Cultural SUR, Bento Gonçalves, RS; Arte Quadros, Caxias do Sul, RS; Braun-Kiku-Apfels Girlan, Cornaiano, Itália; Casa da Cultura, Caxias do Sul, RS; Espaço Lindolfo Bell, CIC Florianópolis, SC; Destaques na Pintura, Galeria Gravura, Porto Alegre, RS; e Galeria Mali Villas Boas, São Paulo, SP.

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp