Parlamentar representa o Brasil em conferência sobre psoríase em Estocolmo


01/06/2006 16:27

Compartilhar:

Rodrigo Reis, deputada Havanir Nimtz e Dennys Focheto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAVA PSORIASE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre os dias 31/5 e 5/6, ocorre em Estocolmo, Suécia, a primeira Conferência Mundial de Psoríase e Artrite Psoriásica, organizada pela Federação Internacional das Associações de Pacientes com Psoríase, que congrega todas as associações de pacientes portadores de psoríase do mundo, sendo o principal órgão de representação dos pacientes em nível mundial.

As associações são entidades não-governamentais, sem fins lucrativos, que lutam para levar informação e conscientização sobre a doença, oferecendo suporte e serviços aos pacientes associados, entre outras atividades.

O evento deve ser considerado um marco para o estudo sobre a psoríase, doença dermatológica que é caracterizada por vermelhidão e descamação intensa da pele, acometendo principalmente regiões como os cotovelos, joelhos e couro cabeludo. É uma doença inflamatória, com influência genética e com fundo auto-imune, ou seja, é mediada pelo sistema de defesa do organismo. Embora não seja contagiosa, a psoríase em geral causa repulsa por seu aspecto evidente, gerando isolamento social, falta ao trabalho e à escola, o que influencia diretamente na qualidade de vida dos pacientes. Além disso, uma das complicações que podem surgir da evolução da doença é a artrite psoriásica, um tipo de reumatismo que degrada as articulações, podendo causar inclusive deformações nas mãos.

Esta conferência conta com o apoio de diversas indústrias farmacêuticas, entre as quais os Laboratórios Wyeth, multinacional farmacêutica de origem americana que comercializa o produto Enbrel (etanercepte), um medicamento biológico recentemente lançado para o tratamento da psoríase. Os medicamentos biológicos, uma das principais novidades na dermatologia mundial, agem diminuindo o processo inflamatório existente na psoríase e são considerados uma nova alternativa no tratamento, prometendo alta eficácia e menos efeitos adversos que os tratamentos convencionais.

Por ser um evento mundial, a conferência de Estocolmo receberá representantes de diversas partes do planeta, contando inclusive com um representante brasileiro. O único brasileiro a participar do evento é a deputada Havanir Nimtz (PSDB), que vem lutando por projetos de lei na área da saúde e, em especial, pela causa dos pacientes psoriásicos. A parlamentar é autora de projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de medicamentos para o tratamento dos psoriásicos, que possivelmente entrará em vigor em breve, permitindo o acesso aos mais modernos tratamentos disponíveis, entre os quais os medicamentos biológicos. Ela participará representando o Grupo de Apoio, Pesquisa e Informação sobre Psoríase (GAPIP), um portal da internet que contém informação e notícias sobre a psoríase.

havanir@al.sp.gov.br

alesp