Solene homenageia Colégio Piracicabano por seus 125 anos de fundação


09/10/2006 15:54

Compartilhar:

Almir Linhares de Faria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolColegioPiracicabano-rob-almir linhares de faria02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fundado em 1881, o Colégio Piracicabano, ligado à Igreja Metodista do Brasil, foi homenageado pelos seus 125 anos de existência em sessão solene realizada nesta segunda-feira, 9/10, na Assembléia Legislativa. A instituição, segundo o deputado Roberto Felício (PT), faz parte da história da região de Piracicaba, tendo colaborado, com seus valores e princípios cristãos, na "formação intelectual e artístico-cultural da cidade".

Felício, que propôs e presidiu a reunião, disse que a chegada dos metodistas ao Brasil muito contribuiu na formação da sociedade brasileira, e que o método e a qualidade de ensino empregados pelo Colégio Piracicabano influíram para a adoção do modelo educacional nas escolas públicas.

"Ao lado de uma igreja, uma escola", o método usado nos EUA e na Inglaterra, segundo o diretor geral do Instituto Educacional Piracicabano, Almir de Souza Maia, foi adotado pelos metodistas que chegaram ao Brasil no final do século XIX, que, juntamente com a igreja local de Piracicaba, inauguraram a escola na cidade. Maia lembrou que uma das fundadoras, a missionária norte-americana Martha Watts, à época, alforriou uma escrava e a contratou como funcionária da escola, demonstrando com esse ato as "raízes" que foram plantadas desde a fundação do Colégio Piracicabano.

A participação de crianças durante a solenidade, com a apresentação do coral infantil, foi ressaltada pelo bispo Adriel de Souza Maia: "Onde há vozes de crianças, há sinal de esperança para todos". Invocando a sabedoria de Salomão, citou o provérbio que diz que devemos "ensinar à criança o caminho em que deve andar, e ainda quando for velha, não se esquecerá dele".

Almir Linhares de Faria, diretor do colégio, afirmou que a instituição homenageada tem compromissos sociais, manifestados com propostas de inclusão de alunos que tenham dificuldade de relacionamento e aprendizado ditados pela sociedade; com o fomento da cultura em geral; e com parcerias que mantém com as diretorias de ensino da região, colaborando na formação de cidadãos.

Ao final da cerimônia, o deputado Roberto Felício, que também é professor em escolas públicas há 33 anos, foi homenageado pelos diretores do Colégio Piracicabano e retribuiu com a entrega de placa comemorativa dos 125 anos de existência da instituição.

alesp