Viúva de Toninho do PT pede reabertura de inquérito


17/05/2004 20:08

Compartilhar:

Roseana Garcia, viúva do prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos, assassinado em 10/9/2001<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Col RoseaneA 17mai04 Beto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Em entrevista concedida na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira, 17/5, Roseana Garcia, viúva do prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos, assassinado em 10/9/2001, anunciou que vai pedir ao presidente Luís Inácio Lula da Silva e ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que a Polícia Federal seja acionada para investigar as circunstâncias que envolvem a morte do marido.

Para Roseana Garcia, as investigações sobre o crime foram mal conduzidas tanto pela Polícia Civil de Campinas, que na época prendeu quatro suspeitos - "posteriormente soltos por terem confessado o crime sob tortura" -, quanto pelo DHPP. "As investigações do DHPP indicaram que Toninho atrapalhou o trânsito da quadrilha de Wanderson Nilton de Paula Souza, o Andinho, que, dois quilômetros antes, havia tentado realizar um seqüestro". Segundo ela, "uma hipótese, além de surreal, contestada por Andinho".

Hoje Roseana não tem dúvidas de que a morte do seu marido foi "encomendada". Ela afirma que, em 1989, quando vice-prefeito de Jacob Bittar, Toninho fez denúncias de corrupção contra o próprio governo do PT, que resultaram na saída de Bittar da prefeitura. "Toninho fez uma devassa na prefeitura e descobriu irregularidades em contratos terceirizados. Ele era um homem que defendia Campinas", disse ela.

A esposa do prefeito reuniu cerca de 50 mil assinaturas pedindo a restauração do inquérito, "que serão entregues ao presidente da República" e criou o site www.quemmatoutoninho.org, que conta a trajetória política de Antonio da Costa Santos. Rosena Garcia conta com o apoio de políticos, intelectuais e da população de Campinas, "que exige uma investigação séria e a solução do caso".

alesp