Assembléia homenageia cardeal Claudio Hummes


04/08/2008 19:08

Compartilhar:

Paulo Alexandre Barbosa e Cláudio Hummes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/SolDomClaudio dep barbosa e claudio hummes-ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), realizou-se nesta segunda-feira, 4/8, na Assembléia Legislativa, uma sessão solene em comemoração ao 50º aniversário da ordenação sacerdotal do cardeal Cláudio Hummes.

Conhecido mundialmente por ter sido cogitado para a sucessão do papa João Paulo II, Cláudio Hummes nasceu no dia 8 de agosto de 1934, no Rio Grande do Sul, onde se ordenou padre em 3 agosto de 1958. Atuou por 21 anos como bispo na cidade de Santo André e, em 2001, tornou-se cardeal arcebisbo da cidade de São Paulo. Em 2006 foi nomeado pelo papa Bento XVI prefeito da Congregação para o Clero na Cúria Romana, passando a ser responsável por 400 mil padres em todo o mundo.

Citando a passagem bíblica que faz referência à figura do pastor que conduz seu rebanho, o deputado Paulo Alexandre Barbosa ressaltou a importância do cardeal Hummes à frente da igreja católica. "Ele sempre está a disposição de seu rebanho, seguindo os desíginios de Deus", disse o deputado.

O cardeal Odilo Pedro Scherer, sucessor de Humes como arcebispo de São Paulo, lembrou o importante trabalho que dom Cláudio desenvolve. "Hoje comemora-se o dia do padre, e nada mais justo do que homenagearmos um padre que há 50 anos dedica sua vida à igreja e aos outros", disse ele.

Agradecendo a todos, o homenageado ressaltou o grande desafio do padre como missionário e evangelizador. "Nos dias de hoje, o padre não pode mais esperar que o povo vá até ele, tem de viver com o povo, sem impor nada a ninguém, mas evangelizar pelo diálogo e, com isso, levar as pessoas até Jesus".

Durante a solenidade, o deputado Paulo Alexandre Barbosa entregou uma placa a Claúdio Humes. "Sinto-me mais paulista com essa homenagem, pois o povo de São Paulo é representando por esta Casa", afirmou o bispo.

alesp