Solicitada a criação do Mosaico de Jurupará


08/12/2009 14:56

Compartilhar:

Deputado fala em comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/JOAOCARAMEZMOSAICODEJURUPARA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Através de Indicação encaminhada ao governador José Serra, em novembro, o deputado João Caramez (PSDB) solicitou o envio à Assembleia Legislativa de projeto de lei visando a criação do Mosaico de Jurupará, tendo em vista a necessidade de compatibilizar a conservação dos ecossistemas abrigados pelo Parque Estadual Jurupará (PEJ) com as necessidades socioeconômicas das comunidades que lá residem.

O Parque, situado entre os municípios de Ibiúna e Piedade, foi criado em 1992 pelo decreto 35.703/92, que transformou a Reserva Estadual do 2º Perímetro de São Roque em unidade de conservação.

O problema, segundo Caramez, é que parte do Parque, na região do bairro do Rio Bonito, em Ibiúna, abriga inúmeras famílias que moram ali há muitos anos. "Com as limitações da legislação ambiental, há dificuldades para a manutenção de estradas, escolas, instalação de luz e uma série de outros serviços", lembrou o parlamentar.

Preocupado o problema, Caramez apresentou, em 2006, a pedido da Associação de Moradores do PEJ, o projeto de lei nº 304/06 para tentar resolver a questão. Recentemente, o diagnóstico fundiário do Parque Estadual do Jurupará feito pelo ITESP, identificou os ocupantes e também uma área limítrofe ao PEJ de 3.053,86ha, que conta com inúmeros recursos hídricos integrantes da bacia do Juquiá e áreas preservadas de mata atlântica, que poderão ser incorporadas à unidade de conservação. "Por isso, indicamos ao Poder Executivo a necessidade de urgentes providências para a criação do Mosaico de Jurupará", disse Caramez.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp