Sessão solene presta homenagem a Chico Xavier


02/08/2010 19:52

Compartilhar:

Francisco Cândido Xavier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/Chico Xavier Grande.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem pelo centenário do líder espírita Francisco Cândido Xavier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/SolChicoXavier02ago10.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Líder espírita chegou a ser proposto para o Prêmio Nobel da Paz, em 1981



Sessão solene, realizada nesta segunda-feira, 2/8, a pedido do deputado Alex Manente (PPS) home­nageou, o líder espírita Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, pelo centenário de seu nascimento.

Nascido a 2 de abril de 1910, Chico Xavier notabilizou-se como médium e divulgador do Espiritismo no Brasil. Seus ensinamentos basearam-se no Evangelho de Jesus, significando sacrifício e renúncia. Por suas obras de cunho caritativo, chegou a ser proposto, em 1981, para o Prêmio Nobel da Paz, que não ganhou. Naquele período sua fama ampliou-se no exterior, com diversas de suas obras sendo vertidas para diversas línguas.

Julia Nezu, vice-presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, lembrou que o aniversário do líder espírita foi comemorado em abril. Difundido pela grande mídia por tratar-se de um divulgador da fé cristã, além de ser reconhecido pelo trabalho de toda uma vida de amor e doação ao próximo, tinha ainda "um espírito ecumênico, pois, para ele, todas as religiões são norteadas pelos princípios da cristandade", conforme destacou Julia.

Manente encerrou a sessão declarando que "são dignas de admiração as obras que o líder espírita desenvolveu em prol dos menos assistidos. A presente homenagem é apenas o primeiro passo numa sequência que objetiva o reconhecimento do trabalho que Chico Xavier desenvolveu durante toda sua vida".

alesp