Recuperação do Horto Florestal de Avaré


10/05/2011 18:37

Compartilhar:


A presidente da Câmara Municipal de Avaré, vereadora Marialva Biazon, encaminhou ao deputado Antonio Salim Curiati (PP) requerimento aprovado por unanimidade por aquela Casa de Leis no sentido da adoção de providências para recuperação do Horto Florestal da cidade, de propriedade da Fazenda do Estado.

O documento relata as consequências do rompimento da barragem de contenção, em 17/12/2010, em razão das fortes chuvas que ocorreram no município. Além de ocasionar a seca do lago, o rompimento provocou a deterioração do que foi uma área nobre da cidade - o Horto Florestal -, segundo vereadores, antes "repleta de pessoas de todas as idades que ali diariamente encontravam local propício para atividades de lazer e de recreação".

O documento da câmara, que foi objeto de ofício encaminhado ao governador do Estado pelo deputado Curiati, aponta a necessidade urgente de reconstrução da barreira de contenção e formação do lago; restauração das florestas com o plantio de espécies exóticas e nativas; pistas de caminhada e de bicicleta; trilhas nas florestas; construção de sanitários, quiosques e portarias; instalação de cercas e alambrado nas suas divisas.

O requerimento salienta que, todavia, tais providências requerem a transferência da administração do local para o município de Avaré e destaca: "assumir a gestão do horto constitui medida de relevante e urgente interesse público para o município e para a população de Avaré".



scuriati@al.sp.gov.br

alesp