Morre deputado Waldir Trigo


17/03/2011 19:50

Compartilhar:

Deputado Waldir Trigo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/WaldirTrigo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/waldirtrigo01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Faleceu no último dia 5 de março de 2011, sábado de Carnaval, na Santa Casa de Misericórdia de Sertãozinho, vitimado por complicações provocadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o ex-deputado Waldyr Trigo.

Waldyr Alceu Trigo nasceu em Santa Cruz das Posses, SP, em 01 de março de 1938, filho de Afonso Trigo e Amélia Simões Trigo.

Após realizar seus primeiros estudos, matriculou-se na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo - USP. Frequentou também a Faculdade de Farmácia de Ribeirão Preto - USP, formando-se como Farmacêutico, Bioquímico e Biomédico.

Entrou para a política em novembro de 1976, quando concorreu ao cargo de prefeito do município de Sertãozinho pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar implantado pelo golpe de 1964, que depôs o presidente da República João Goulart. Foi eleito com 6.964 votos, derrotando os dois candidatos do partido situacionista, a Aliança Renovadora Nacional (Arena). Exerceu o mandato à frente da prefeitura entre 1977 e 1982.

Nas eleições de 15 de novembro de 1982, concorreu ao mandato de deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sendo eleito com 52.795 votos. Assumiu sua cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 15 de março de 1983, para a 10ª Legislatura (1983/1987).

Entre 15 e 17 de junho de 1983, representou a Alesp na reunião da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos do Cone Sul (Clamor), realizada na cidade de Assunção, no Paraguai.



Constituinte



Com a implantação do pluripartidarismo, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Social Brasileiro (PMDB), sendo reeleito em 15 de novembro de 1982 deputado estadual com 59.094 votos, tendo sido empossado no Palácio 9 de Julho, sede da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na 11ª Legislatura (1987/1991), em 15 de março de 1987.

Foi deputado constituinte estadual no ano de 1989, tendo sido um dos signatários da promulgação da Carta Magna paulista, ocorrida em sessão solene em 5 de outubro daquele ano, na sede do Poder Legislativo.

No biênio seguinte, 1983/1985, foi membro efetivo da Comissão de Relações do Trabalho, e suplente na Comissão de Saúde e Higiene. Integrou também nesse período a Comissão Especial de Inquérito dos "Bóia-Fria", e também a do chamado "Mogigate", que resultou na primeira cassação de um mandato parlamentar na Assembleia paulista. Na Assembleia Legislativa, foi vice-líder de seu partido.

Em dezembro de 1983, representou a Alesp, como integrante da delegação interpartidária de deputados, que participou de reunião convocada por organizações internacionais de direitos humanos, realizada na cidade de Córdoba, na Argentina.

No biênio seguinte da 10ª legislatura, 1985/1987, integrou como membro efetivo as Comissões de Relações do Trabalho e Saúde e Higiene, e membro suplente nas Comissões de Assuntos Municipais, Fiscalização e Controle, e de Serviços e Obras Públicas.

A convite do governo cubano realizou no período de 4 a 13 de dezembro de 1985 missão cultural naquele país. Integrou a Comissão de Representação da Alesp para a 8ª Conferencia Nacional de Saúde, realizada em Brasília "DF, de 17 a 21 de março de 1986.

Representou também o Poder Legislativo paulista na missa realizada na cidade de Tocantinópolis, em Goiás, em 10 de junho de 1986, em memória do Padre Josino Moraes, coordenador da Comissão Pastoral da Terra do norte de Goiás, brutalmente assassinado.



Fundador do PSDB



Integrou no biênio 1987/1989, como membro efetivo, as Comissões de Relações do Trabalho, Saúde e Higiene, e suplente nas Comissões de Assuntos Municipais e de Fiscalização e Controle. No segundo biênio, entre 1989/1991, foi integrante efetivo das Comissões de Fiscalização e Controle, Saúde e Higiene, e suplente na Comissão de Defesa do Meio Ambiente.

Com cisão no PMDB, desligou-se dessa agremiação política, sendo um dos fundadores, em 1988, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), ao lado de nomes como André Franco Montoro, Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, Waldemar Chubaci, entre outros. Integrou os diretórios Regional e Nacional do PSDB.

Na Constituinte paulista, entre 1988-1989, foi membro efetivo da Comissão da Ordem Econômica e Social e suplente das comissões do Poder Executivo e de Sistematização da Constituinte estadual. Uma das iniciativas de Waldyr Trigo foi colocar obrigatoriedade de ônibus no transporte de bóias frias, porque até então eram transportados em caminhões.

Candidato mais uma vez a deputado estadual pelo seu partido, PSDB, no pleito de 3 de outubro de 1990, obteve apenas uma suplência, com 12.791 votos. Com o fim do seu mandato parlamentar, em 14 de março de 1991, não retornou mais ao legislativo paulista.



De volta a Sertãozinho



Nas eleições municipais de 3 de outubro de 1992, concorreu ao cargo de prefeito de Sertãozinho, pelo PSDB, saindo vitorioso no pleito. Exerceu o mandato no Executivo de sua cidade, entre 1993 e 1996. Durante sua administração, em 25 de agosto de 1995, sancionou a lei, de iniciativa do Executivo, que instituiu o Programa renda mínima no seu município, idéia proposta pelo senador Eduardo Suplicy.

Deixando a prefeitura, passou a exercer a função de médico ortopedista do Sertãozinho Futebol Clube, da segunda divisão, time conhecido como "Touro dos Canaviais", e também atendendo como plantonista no Pronto Socorro da cidade e realizando exames médicos para os que pleiteavam a obtenção de carta de motorista.

Elegeu-se vereador à Câmara Municipal de Sertãozinho nas eleições de 3 de outubro de 2004, pelo PSDB, cumprindo o mandato parlamentar entre 2005 e 2008.

No pleito municipal de 5 de outubro de 2008, concorreu mais uma vez à prefeitura de sua cidade em coligação do PSDB com o PR, denominada "Desenvolvimento e Responsabilidade Social", mas acabou derrotado pelo candidato do PPS.

Apesar de afastando dos cargos públicos, dedicou-se à vitória de Geraldo Alckmin ao governo do Estado de São Paulo, em sua região no pleito realizado em 3 de outubro de 2010, no qual ele afirmou e reafirmou que o candidato do PSDB venceria no primeiro turno, o que de fato ocorreu.

Foi casado em com Ligia Eneida Bertagnoli Trigo, com quem teve três filhos, Fabiana, Fabiano, e Fernanda.

Waldyr Trigo estava internado no Centro de Terapia Intensiva da Santa Casa de Sertãozinho, desde o dia 04 de fevereiro, quando foi vitimado por um AVC, em sua residência. Seu estado de saúde, desde o início, era considerado grave. Ele passou por duas cirurgias no crânio para conseguir estancar a hemorragia provocada pelo AVC. Dias depois, com a queda na resistência imunológica, Trigo acabou contraindo uma pneumonia, o que agravou a sua situação.

O corpo do deputado Waldyr Trigo foi velado no Teatro Municipal de Sertãozinho, concluído e inaugurado em sua primeira administração, depois d e a obra ter ficado paralisada por 20 anos. Seu ataúde foi transportado em uma viatura do Corpo de Bombeiros, coberto pelas bandeiras do município e do Sertãozinho Futebol Clube, para o Cemitério Municipal da cidade, onde foi sepultado na tarde do dia 6 de março.



Nota do autor: Quando ingressei na Assembleia Legislativa, através de concurso público, foi no gabinete do deputado Waldyr Trigo que assumi meu cargo efetivo, abrindo um precedente, pois nunca um funcionário da quadro da Casa havia sido lotado em seu gabinete. Fica aqui a minha gratidão, as minhas sinceras homenagens e a minha eterna saudade.



*Antônio Sérgio Ribeiro é advogado e pesquisador. Diretor do Departamento de Documentação e Informação da Alesp.

alesp