Região de Jundiaí quer mais recursos estaduais para a saúde

Audiência Pública em Jundiaí TEXTO FINAL
29/08/2005 17:17

Compartilhar:

O relator do orçamento, deputado Edmir Chedid, fez um relato dos pedidos que ouviu na região<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/jundiai14.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A falta de recursos estaduais para a saúde foi um dos principais problemas apontados por representantes da região de Jundiaí, durante a 13ª audiência pública destinada a discutir o orçamento estadual para 2006, realizada na câmara municipal da cidade por iniciativa da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa.

Com a participação de cerca de 70 pessoas, a audiência teve a participação da presidente da câmara de Jundiaí, Ana Tonelli (PMDB), que destacou a área de saúde como a mais crítica para a região

Carlos Alves, membro do Conselho Municipal de Saúde, citou que no ano de 2004 o aporte do governo federal para a saúde foi de R$ 43 milhões, enquanto que o estadual foi zero.

Valderez Paciolli, do Núcleo Começar de Novo do Rotary, voltado a mulheres que sofreram cirurgia de retirada de mama, enfatizou a necessidade da troca do obsoleto aparelho de mamografia do Hospital São Vicente por um acelerador linear. Mais hospitais também foi o pedido do cidadão Pedroso.

Além da saúde, o vereador Antonio Santos (PT), de Várzea Paulista, também abordou a questão do abastecimento de água. "A Sabesp comprou os serviços há 10 anos e até agora não instalou a rede de tratamento de esgoto, despejando todos os resíduos no rio Jundiaí."

A falta de investimentos no tratamento de esgoto, por parte da Sabesp, na região de Jundiaí, foi um dos problemas mais mencionados pelos cidadãos que participaram da audiência pública.

Os prefeitos de Jarinu, Vanderlei Rodrigues, e de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, os cidadãos José Luiz Pedroso, de Campo Limpo Paulista, e João Batista Pinheiro, de Itupeva, e o vereador de Campinas, Paulo Búfalo, abordaram o tema saneamento básico em seus pronunciamentos.

Duplicação de rodovia e Fatec

Vanderlei Rodrigues também solicitou uma escola técnica para Jarinu, bem como a duplicação da SP-354. Outro prefeito, o de Várzea Paulista, disse que sua cidade tem vários problemas de infra-estrutura urbana, sobretudo, no que tange a hospitais públicos, inexistentes no seu município.

O vereador Búfalo apontou a necessidade de mais cursos técnicos em Campinas.

A defesa de melhores condições para o professorado foi feita por Paulo César Mauro, de Várzea Paulista. Ele ainda reforçou as palavras da presidente da Câmara de Jundiaí, Ana Tonelli, pedindo mais recursos para o Iamspe.

O suporte aos conselhos regionais ligados ao Conselho Estadual da Criança e do Adolescente foi cobrado por Lucinda Lopes, de Jundiaí. "O Estado não tem nos proporcionado local e estrutura para trabalhar."

Outras demandas apresentadas por representantes da região de Jundiaí foram a duplicação da rodovia Ermenegildo Tunolli, a Itatiba-Jundiaí, e a instalação de uma Fatec. Quem sintetizou esses pedidos foi o prefeito de Itatiba, José Roberto Fumachi.

O presidente da Câmara de Itupeva, Marco Antonio Mac, também pediu a duplicação e o tratamento de esgoto, enquanto Luciano Braz, de Várzea Paulista, solicitou uma Fatec e lamentou a superlotação das salas de ensino estaduais, cujos alunos também não contam com merenda no período noturno.

Lucélio Russo Jr, secretário municipal da Fazenda em Itupeva, explicou as dificuldades de sua cidade, basicamente a duplicação da SP-66, e a necessidade de ampliação do hospital da cidade. Ainda pleiteou a recuperação da ponte sobre o córrego de Itupeva.

Traduzindo a expectativa popular

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, José Caldini Crespo (PFL), ao falar das finalidades das audiências públicas, comentou que todos os cidadãos aspiram uma melhor qualidade de vida e o que a comissão pretende é traduzir essa expectativa popular em emendas ao orçamento, por meio das sugestões apresentadas nas reuniões que estão sendo realizadas em todas as regiões do Estado.

Também compuseram a mesa de trabalho os deputados Edmir Chedid (PFL), relator do orçamento, Mário Reali, Sebastião Arcanjo, o vice-presidente da CFO, Ênio Tatto (todos do PT), Waldir Agnello (PTB), Ana Tonelli, presidente da Câmara de Jundiaí, e José Roberto Funachi, prefeito de Itatiba.

Todos os deputados presentes se pronunciaram, alternando suas falas com as dos cidadãos. Ênio Tatto enfocou a criação das agências regionais, dizendo que, até o momento, não foram implementadas pelo governo do Estado. "Com um orçamento de quase R$ 70 bilhões de reais, são necessários mecanismos para dividi-lo proporcionalmente entre as regiões."

O relator do orçamento, deputado Edmir Chedid, fez um relato dos pedidos que ouviu na região e disse que a oportunidade de a comissão realizar audiências públicas surgiu a partir da eleição do presidente do Legislativo, Rodrigo Garcia, que abriu as portas da Assembléia ao debate público.

Chedid espera que, no próximo ano, não existam as mesmas demandas, porque o orçamento estadual tem um superávit anual que pode ser voltado ao atendimento desses pedidos.

Para financiar melhor a saúde, segundo o relator, o Estado precisa aumentar o teto de recursos para as Santas Casas e participar com a contrapartida na manutenção do Iamspe.

alesp