Santos terá delegacia de proteção ao idoso


27/06/2005 18:12

Compartilhar:

Marco Antônio Desgualdo, delegado geral de Polícia Civil e deputada Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRANDI  DELEGADO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com uma população idosa que equivale ao dobro da média nacional, Santos terá uma delegacia especializada de proteção ao idoso. O compromisso foi assumido pelo delegado geral de Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo, após ouvir os argumentos da deputada Maria Lúcia Prandi (PT) em audiência na quarta-feira, 22/6.

A parlamentar pediu, também, uma reunião com o delegado regional Alberto Corazza para a definição do local onde será instalada a delegacia. Presidente da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável da Assembléia Legislativa, Prandi diz que, no primeiro trimestre deste ano, ocorreu aumento de 316% dos casos de maus-tratos contra pessoas de idade, em relação ao mesmo período do passado. Corresponde a 50% dos registros ocorridos em todo o ano passado.

"Temos casos de perversidade e crueldade, que vão desde agressão física até o confinamento, a privação de alimentos, o desvio de pensão ou aposentadoria e abusos sexuais", exemplifica Prandi.

Divulgada pelo Conselho Municipal do Idoso, a estatística reforçou o empenho da parlamentar na luta pela delegacia especializada. "Tenho certeza de que a instalação da delegacia será um fator inibidor da violência porque os casos serão atendidos e investigados rapidamente, por equipe especializada. É uma vitória da cidadania, dos idosos e de toda a cidade, que avança na defesa dos direitos da terceira idade", argumenta Prandi.



Atendimento regional

A unidade a ser instalada em Santos vai atender toda a Baixada Santista, que apresenta vertiginoso crescimento da população idosa. "Somente em Santos vivem 100 mil pessoas com mais de 60 anos. Lamentavelmente, boa parte destas pessoas está vulnerável aos desvios de uma sociedade que se aproveita da fragilidade do idoso para cometer as mais diversas formas de abuso", afirmou a parlamentar.

Nos últimos quatro anos, Maria Lúcia apresentou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Orçamento do Estado com essa finalidade. A instalação da delegacia de proteção ao idoso na Baixada Santista, segundo a parlamentar, fará avançar a aplicação o Estatuto do Idoso.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp