Sessão solene em homenagem à Abrela
Por iniciativa da deputada Célia Leão (PSDB), foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27/3, sessão solene com a finalidade de homenagear os 10 anos de fundação da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela).
Ao abrir a sessão, Célia Leão declarou que essa homenagem à associação deve-se ao reconhecimento geral do compromisso que seus integrantes têm com a qualidade de vida dos pacientes. "Uma palavra amiga, um gesto de solidariedade pode trazer dignidade à vida desses pacientes, resgatando seu sentido de viver", declarou a parlamentar.
O chefe da disciplina de neurologia clínica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Alan Gabbai, e o atual presidente da Abrela, Abrahão Augusto Juviniano Quadros, explicaram que a esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença que atinge os neurônios responsáveis pelos comandos dos músculos, que, enfraquecidos, levam o indivíduo a perder o controle dos movimentos dos músculos, tornando a pessoa dependente de ajuda para todas as funções de sua vida.
Eles lembraram também que o médico Acary Souza Bulle Oliveira, sensibilizado com os efeitos que essa doença traz às pessoas, fundou a associação aqui no Brasil. Em discurso, Acary ressaltou que desenvolvimentos técnicos resultantes do trabalho de pesquisadores identificaram um medicamento que prolonga a vida dos pacientes.
Ele destacou que o trabalho da associação tomou maior vulto com a adesão das voluntárias " enfermeiras e assistentes sociais que lá estão até hoje ", que foram homenageadas durante a sessão.
O responsável pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, falou que o órgão coloca à disposição de organizações não governamentais e associações que trabalham com as pessoas que estão ligadas aos cuidados dos doentes de Esclerose Lateral o Hospital Cachoeirinha, que conta com equipamentos especiais para o atendimento desses pacientes. Ele previu ainda a extensão desse serviço a outros hospitais num breve espaço de tempo.
Luiz Baggio Neto, do corpo diretivo da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, parabenizou à Abrela pela eficiência com que atende os necessitados.
Célia Leão encerrou a sessão descerrando placa comemorativa do 10º aniversário da entidade e dizendo que "o valor das coisas não está apenas no tempo de sua duração, mas na intensidade com que acontecem".
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições