Sessão solene em homenagem à Abrela


27/03/2009 17:44

Compartilhar:

Deputada Célia Leão preside sessão solene com a finalidade de homenagear os 10 anos de fundação da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/SolABRELAGERALmmy22.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Patrice Lebrun, Abrahão A.Juviniano Quadros (ao microfone), Luiz Biaggio, Marcos Belezário (atrás), Célia Leão, Acary Souza Bulle Oliveira e Alan Gabbai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/SolABRELAmESAmmy30.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa da deputada Célia Leão (PSDB), foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27/3, sessão solene com a finalidade de homenagear os 10 anos de fundação da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela).

Ao abrir a sessão, Célia Leão declarou que essa homenagem à associação deve-se ao reconhecimento geral do compromisso que seus integrantes têm com a qualidade de vida dos pacientes. "Uma palavra amiga, um gesto de solidariedade pode trazer dignidade à vida desses pacientes, resgatando seu sentido de viver", declarou a parlamentar.

O chefe da disciplina de neurologia clínica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Alan Gabbai, e o atual presidente da Abrela, Abrahão Augusto Juviniano Quadros, explicaram que a esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença que atinge os neurônios responsáveis pelos comandos dos músculos, que, enfraquecidos, levam o indivíduo a perder o controle dos movimentos dos músculos, tornando a pessoa dependente de ajuda para todas as funções de sua vida.

Eles lembraram também que o médico Acary Souza Bulle Oliveira, sensibilizado com os efeitos que essa doença traz às pessoas, fundou a associação aqui no Brasil. Em discurso, Acary ressaltou que desenvolvimentos técnicos resultantes do trabalho de pesquisadores identificaram um medicamento que prolonga a vida dos pacientes.

Ele destacou que o trabalho da associação tomou maior vulto com a adesão das voluntárias " enfermeiras e assistentes sociais que lá estão até hoje ", que foram homenageadas durante a sessão.

O responsável pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, falou que o órgão coloca à disposição de organizações não governamentais e associações que trabalham com as pessoas que estão ligadas aos cuidados dos doentes de Esclerose Lateral o Hospital Cachoeirinha, que conta com equipamentos especiais para o atendimento desses pacientes. Ele previu ainda a extensão desse serviço a outros hospitais num breve espaço de tempo.

Luiz Baggio Neto, do corpo diretivo da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, parabenizou à Abrela pela eficiência com que atende os necessitados.

Célia Leão encerrou a sessão descerrando placa comemorativa do 10º aniversário da entidade e dizendo que "o valor das coisas não está apenas no tempo de sua duração, mas na intensidade com que acontecem".

alesp