Águas termais atraem turistas a Monte Alegre do Sul


.jpg)
Famosa pelas qualidades medicinais de suas águas, a estância hidromineral de Monte Alegre do Sul é protegida pelas últimas ramificações da serra da Mantiqueira, no vale do rio Camanducaia.
A duas horas de São Paulo, esta hospitaleira cidade oferece uma variedade de atrativos, além de fontes e banhos termais. As plantações de morango, alambiques de cachaça e produção de vinhos são um convite ao paladar do visitante.
A região, no final do regime monárquico, atraiu alguns desbravadores de Amparo e Bragança Paulista, que se estabeleceram no vale do Camanducaia formando sítios e fazendas de café entre as matas naturais. Esse clima bucólico permanece até hoje em pousadas e pontos turísticos.
Atrações
No Balneário Municipal, uma construção em estilo neocolonial clássico, é possível programar diversas sessões antiestresse, como banho de imersão, banho de espuma, sauna úmida e seca, massoterapia etc.
Para os apreciadores de uma cachaça especial e de vinho artesanal, Monte Alegre possui muitos alambiques, a maioria deles na zona rural. Localizados em propriedades particulares, produzem licores, cachaça e vinho, mantendo a tradição de famílias residentes na região há muitos anos. Além dos produtos feitos com cuidado, os arredores dos alambiques são o ambiente perfeito para passar o dia em meio ao verde das matas.
Entre os prédios históricos, merece uma visita mais demorada a antiga estação de trem da Mogiana, restaurada em 1996. Hoje, no local, existe a Biblioteca Municipal Hildebrando Siqueira e a sede do Departamento Municipal de Turismo.
A fazenda Salmo 23 está instalada em um local belíssimo, com trilhas que passam por nascentes, onde é possível tomar banho em uma ducha natural. Na fazenda, encontra-se o ateliê do artista plástico Edson Peres, que, trabalhando a madeira com grande precisão, transforma-a em obras de arte. Outra atração é o alambique de pedras, onde é possível degustar licores de diversos sabores, além da legítima cachaça artesanal de cana, cachaça de morango e de outras frutas. É preciso agendar com antecedência.
Em Monte Alegre do Sul também é possível beneficiar-se de águas minerais das diversas fontes espalhadas pela cidade. Uma das mais visitadas é a fonte da Índia, muito conhecida pela lenda acerca da índia Obirici e as propriedades medicinais de suas águas. Localizada na Estação Experimental Apta, a fonte é cercada de muito verde em uma estrada bastante arborizada, ideal para a prática de caminhadas.
Outro destaque é o Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Leste Paulista, onde está instalada a Fazenda da Estação Experimental. Com uma área total de 352 hectares, a fazenda foi criada em 1942 com o objetivo de estabelecer bases técnicas para a cultura de café, frutas e hortaliças. Há ainda uma serralheria antiga, onde há hoje um projeto para aprendizes, um viveiro de mudas nativas e diversas estufas onde são realizadas pesquisas agrícolas com café, morango, goiaba, pêssego, ameixa, uva e outras frutas e hortaliças. A exemplo da arquitetura da fazenda, o belíssimo casarão antigo é um dos locais mais fotografados pelos turistas por seu estilo colonial da época do café. Foi na estação experimental que, na década de 1940, foi feita a climatização do morango no Estado de São Paulo.
Para quem gosta de apreciar detalhes arquitetônicos, o santuário do Senhor Bom Jesus vai agradar.
Inaugurado em 6 de agosto de 1919 pelo então bispo Dom Nery, de Campinas, tem como destaques a beleza arquitetônica, seu interior todo ornamentado por pinturas do renomado artista italiano D. Rocco, o altar-mor todo entalhado em madeira e os outros altares, em mármore esculpido. O santuário foi restaurado em 1997 e recebe diversas romarias.
Se você quer além da natureza, ter diversão, visite a cidade durante a tradicional Festa do Morango. Além de apreciar a fruta nas mais diversas apresentações, você poderá assistir a shows e degustar quitutes da culinária paulista.
Fonte: site da prefeitura municipal de Monte Alegre do Sul (www.montealegredosul.sp.gov.br).
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações