Águas termais atraem turistas a Monte Alegre do Sul


27/08/2010 19:12

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/20090617212117b2_1468.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fonte Caetano Sergio Manfrini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/20090617194539b2_0941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fazenda Salmo 23<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/20090617215850b2_1593 (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Famosa pelas qualidades medicinais de suas águas, a estância hidromineral de Monte Alegre do Sul é protegida pelas últimas ramificações da serra da Mantiqueira, no vale do rio Camanducaia.

A duas horas de São Paulo, esta hospitaleira cidade oferece uma variedade de atrativos, além de fontes e banhos termais. As plantações de morango, alambiques de cachaça e produção de vinhos são um convite ao paladar do visitante.

A região, no final do regime monárquico, atraiu alguns desbravadores de Amparo e Bragança Paulista, que se estabeleceram no vale do Camanducaia formando sítios e fazendas de café entre as matas naturais. Esse clima bucólico permanece até hoje em pousadas e pontos turísticos.



Atrações



No Balneário Municipal, uma construção em estilo neocolonial clássico, é possível programar diversas sessões antiestresse, como banho de imersão, banho de espuma, sauna úmida e seca, massoterapia etc.

Para os apreciadores de uma cachaça especial e de vinho artesanal, Monte Alegre possui muitos alambiques, a maioria deles na zona rural. Localizados em propriedades particulares, produzem licores, cachaça e vinho, mantendo a tradição de famílias residentes na região há muitos anos. Além dos produtos feitos com cuidado, os arredores dos alambiques são o ambiente perfeito para passar o dia em meio ao verde das matas.

Entre os prédios históricos, merece uma visita mais demorada a antiga estação de trem da Mogiana, restaurada em 1996. Hoje, no local, existe a Biblioteca Municipal Hildebrando Siqueira e a sede do Departamento Municipal de Turismo.

A fazenda Salmo 23 está instalada em um local belíssimo, com trilhas que passam por nascentes, onde é possível tomar banho em uma ducha natural. Na fazenda, encontra-se o ateliê do artista plástico Edson Peres, que, trabalhando a madeira com grande precisão, transforma-a em obras de arte. Outra atração é o alambique de pedras, onde é possível degustar licores de diversos sabores, além da legítima cachaça artesanal de cana, cachaça de morango e de outras frutas. É preciso agendar com antecedência.

Em Monte Alegre do Sul também é possível beneficiar-se de águas minerais das diversas fontes espalhadas pela cidade. Uma das mais visitadas é a fonte da Índia, muito conhecida pela lenda acerca da índia Obirici e as propriedades medicinais de suas águas. Localizada na Estação Experimental Apta, a fonte é cercada de muito verde em uma estrada bastante arborizada, ideal para a prática de caminhadas.

Outro destaque é o Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Leste Paulista, onde está instalada a Fazenda da Estação Experimental. Com uma área total de 352 hectares, a fazenda foi criada em 1942 com o objetivo de estabelecer bases técnicas para a cultura de café, frutas e hortaliças. Há ainda uma serralheria antiga, onde há hoje um projeto para aprendizes, um viveiro de mudas nativas e diversas estufas onde são realizadas pesquisas agrícolas com café, morango, goiaba, pêssego, ameixa, uva e outras frutas e hortaliças. A exemplo da arquitetura da fazenda, o belíssimo casarão antigo é um dos locais mais fotografados pelos turistas por seu estilo colonial da época do café. Foi na estação experimental que, na década de 1940, foi feita a climatização do morango no Estado de São Paulo.

Para quem gosta de apreciar detalhes arquitetônicos, o santuário do Senhor Bom Jesus vai agradar.

Inaugurado em 6 de agosto de 1919 pelo então bispo Dom Nery, de Campinas, tem como destaques a beleza arquitetônica, seu interior todo ornamentado por pinturas do renomado artista italiano D. Rocco, o altar-mor todo entalhado em madeira e os outros altares, em mármore esculpido. O santuário foi restaurado em 1997 e recebe diversas romarias.

Se você quer além da natureza, ter diversão, visite a cidade durante a tradicional Festa do Morango. Além de apreciar a fruta nas mais diversas apresentações, você poderá assistir a shows e degustar quitutes da culinária paulista.

Fonte: site da prefeitura municipal de Monte Alegre do Sul (www.montealegredosul.sp.gov.br).

alesp