Assembleia homenageará padre inventor do rádio


30/03/2011 19:02

Compartilhar:

Rui Falcão fala com jornalistas sobre o Padre Landell de Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/RUIFALCAO1LANDEL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo realizará Sessão Solene pelo sesquicentenário do nascimento do Padre Roberto Landell de Moura, religioso inventor do rádio. A sessão solene será solicitada pelo 1º secretário da Casa, deputado Rui Falcão (PT), e deverá acontecer no primeiro semestre deste ano.

O pedido da Sessão foi feito nesta quarta-feira, 30/3, pelo fundador e dois apoiadores do Movimento Landell de Moura, os jornalistas Hamilton Almeida, Eduardo Ribeiro e Zeza Loureiro, respectivamente, no gabinete da 1ª Secretaria. Os três convidaram Rui Falcão para visitar a exposição sobre a vida e trabalho do Padre Landell de Moura, que acontecerá no próximo dia 24 de abril na Biblioteca da Lapa, na Capital.

Os jornalistas lembraram que além de inventar o rádio, Landell de Moura foi também o precursor da televisão e do teletipo, entre outras descobertas na área das telecomunicações. De acordo com eles, a primeira transmissão de voz humana aconteceu no século XIX, na cidade de São Paulo, e percorreu uma distância de oito quilômetros, entre o bairro de Santana e a avenida Paulista. Registros da imprensa de 1899 e 1900 noticiaram a experiência.

O presidente do Movimento pesquisou o Acervo Histórico da Assembleia, então Câmara dos Deputados de São Paulo, onde encontrou "documento inédito" de padre Landell de Moura, que nasceu no dia 21 de janeiro de 1861, em Porto Alegre. É uma petição do próprio Padre pedindo colaboração do governo do Estado para produzir aparelhos radiofônicos. "A petição foi lida em plenário, mas sete meses depois foi arquivada sem nenhuma explicação". Ele definiu o religioso como "o pioneiro das telecomunicações".

O movimento está com abaixo-assinado na internet (www.mlm.landelldemoura.qsl.br) que já coletou 4,5 mil assinaturas. "Pretendemos entregar o abaixo-assinado à presidenta Dilma Roussef e pedir a ela que o governo brasileiro reconheça oficialmente Landell de Moura como inventor do rádio", disse Hamilton Almeida. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou em janeiro deste ano selo em homenagem ao sesquicentenário de nascimento do religioso.



rfalcão@al.sp.gov.br

alesp