Escassez de verbas, burocracia e falta de motivação de funcionários são principais problemas dos gestores públicos

Simpósio de Capacitação em Gestão Esportiva
01/12/2005 19:33

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Simpósio de Capacitação em Gestão Esportiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Simp esport681marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ex-jogadora de basquete, Maria Paula Gonçalves da Silva, a "Magic Paula"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Simp esportMagic Paula04mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Simp esport mesa679marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula proferiu palestra sobre "Os Centros de Excelência Esportiva e o Esporte de Alto Rendimento"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Simp esportMagic Paula87mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Magic Paula" fala sobre Centros Olímpicos de Treinamento

No terceiro dia de realização do Simpósio de Capacitação em Gestão Desportiva, realizado na Assembléia Legislativa, a ex-jogadora de basquete, Maria Paula Gonçalves da Silva, a "Magic Paula", declarou que a partir da década de 1980, com a entrada de patrocinadores no esporte amador, o investimento voltado para o esporte "de ponta", por chamar mais a atenção da mídia, deixou esquecida a formação "de base" dos jovens atletas.

Atual diretora do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Município de São Paulo, Paula proferiu palestra sobre "Os Centros de Excelência Esportiva e o Esporte de Alto Rendimento". Ela afirmou que, durante o tempo em que foi jogadora, fez muitas críticas aos dirigentes desportistas. Em razão disso, disse ter feito cursos de pós-graduação em gestão esportiva, tendo observado, entretanto, que estes não tratam especificamente da gestão pública.

As principais dificuldades apontadas por Paula como gestora pública são a escassez de verbas, a burocracia para realizar pequenas despesas e a falta de motivação de funcionários. Ela aponta que as melhores alternativas para superar esses obstáculos são as parcerias e convênios celebrados com universidades e empresas privadas.

Paula informou que o Centro Olímpico, inaugurado em fevereiro de 1976, tem uma área de 50 mil metros quadrados, localiza-se entre o Parque do Ibirapuera e o aeroporto de Congonhas, conta, atualmente, com 730 atletas, jovens na faixa etária de 7 a 17 anos, sendo que 80% desses alunos vêm da periferia e têm a obrigação de continuarem os estudos regulares.

Das dez modalidades esportivas que o COTP promove treinamento, que são atletismo, luta e ginástica olímpica, basquete, boxe, handebol, natação, voleibol, judô e futsal, apenas esta última não é praticada em olimpíadas.

A diretora informou que, desde 2001, época em que assumiu pela primeira vez o COTP, ela tem se empenhado em promover reformas e melhoramentos no local. Paula apresentou um vídeo que mostra a precariedade em que se encontrava o Centro, "sem bolas, redes, pisos arrebentados", estado de manutenção muito deficiente, e a situação atual, muito mais cuidado e conservado.

Compareceram à palestra os deputados Enio Tatto, membro da Comissão de Esportes e Turismo, e Vicente Cândido, ambos do PT.

"O planejamento faz parte do marketing", ensina professor da USP

Na segunda palestra do dia, Paschoal Luiz Tambuci, doutor em Ciência da Comunicação e assessor do Centro de Práticas Esportivas da USP, ressaltou que o planejamento é essencial para se ter um marketing eficiente. Tambuci disse que não há grandes diferenças entre o marketing esportivo e o empresarial. Segundo ele, ambos precisam de um bom produto.

O professor ressaltou a importância de se acompanhar o produto desde a concepção da idéia até a manutenção da imagem que conquista o mercado, assim, de acordo com ele, um estudo minucioso sobre a natureza do produto, o preço adequado, o local e a promoção (divulgação) são essenciais para a realização de um bom trabalho.

Tambuci ensina que quando se fala de um objeto, as pessoas atentam para a sua serventia, mas quando se refere à sua marca ou característica própria, este produto adquire mais valor agregado. Como exemplo, ele diferenciou o valor de uma bola comum e a bola que o Pelé fez o milésimo gol.

Em relação à atividade dos gestores públicos, Tambuci explicou que a dificuldade que as instituições do governo têm de lançar novos produtos, as empresas também têm. Para ele, é necessário criar mecanismos para superá-las. Ele alerta que nem sempre é o custo financeiro que afasta as pessoas, deve-se considerar os sacrifícios físicos e psicológicos aos quais elas são submetidas em relação a transporte, conforto, infra-estrutura e atendimento prestado.

Em relação ao atendimento, Paschoal Tambuci ensina que o dirigente que não trabalha a sua equipe para atender bem o público compromete todo o marketing.

alesp