Cerimônia de sanção da lei do cooperativismo tem participação de representantes do setor


09/02/2006 11:32

Compartilhar:

Milton Flávio e Alckmin na sanção da lei do cooperativismo...<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M FLAVIO cooperativismo  A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> ...que reuniu líderes do setor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M FLAVIO cooperativismo B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Centenas de cooperados de São Paulo e representantes de cooperativas de vários estados brasileiros participaram em 24/1, na sede do governo paulista, da cerimônia de sanção da lei 12.226, de autoria dos deputados Arnaldo Jardim (PPS) e Milton Flávio (PSDB), entre outros. Ela institui uma Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo.

A lei estabelece diretrizes para estimular o cooperativismo nas escolas públicas, garantir a presença de um representante das cooperativas na Junta Comercial e permitir a participação de cooperativas legalmente constituídas em licitações promovidas pelo poder público paulista. Além disso, possibilita ao governo estadual ceder prédios em comodato para cooperativas, estimula convênios operacionais entre o funcionalismo e cooperativas de crédito e reforça a necessidade de registro na Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), conforme prevê a lei federal 5.764/71.

A criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos empreendimentos cooperativos transformou a cerimônia em ato de agradecimento. Evaristo Câmara Machado Netto, presidente da Ocesp, falou sobre a importância da lei. Márcio Lopes de Freitas, que preside a Organização das Cooperativas Brasileiras, agradeceu ao governador e ao deputado Milton Flávio, criador e primeiro coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop). "Sem ela, não teríamos chegados até aqui", lembrou.

O governador Geraldo Alckmin lembrou que o cooperativismo é uma filosofia de trabalho. "E trabalho é o que faz as pessoas se sentirem úteis", completou. Para ele, Flávio é um "grande líder do cooperativismo na Assembléia Legislativa".

Participaram do evento José Merched Chaar (OCB/Amazonas), Orlando Colavolpe (OCE/Bahia), Ronaldo Ernesto Scucato (OCE/Minas Gerais), José Milton de Almeida (OCE/Sergipe), além de representantes de cooperativas estaduais do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes ainda Eudes de Freitas Aquino (confederação Unimed), Manoel Messias do Nascimento (Central Cecresp), José Osvaldo Galvão Junqueira, (Carol) e Américo Utumi (ACI).

À noite, Milton Flávio participou do lançamento da Fenacoop 2006, no Centro de Exposições Imigrantes. Durante a cerimônia foram apresentados dois outros eventos do universo cooperativista: a Feira Internacional de Cooperativas (Ficoop), que será realizada em Portugal, e o Prêmio Cooperativa do Ano 2006, promovido em conjunto pela OCB e a revista Globo Rural.

gabmiltonflavio@al.sp.gov.br

alesp