Reitora da Unisa não comparece à reunião da CPI dos Cursos de Medicina


23/06/2009 22:41

Compartilhar:

Fausto Figueira e Celso Giglio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/CPIMEDICINAfaustoegiglio44ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Convocada para explicar à reunião conjunta entre a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a proliferação dos Cursos de Medicina e a Comissão de Saúde e Higiene, presididas respectivamente por Celso Giglio (PSDB) e Fausto Figueira (PT), a reitora da Universidade de Santo Amaro (Unisa), Darci Gomes do Nascimento, enviou ofício ao presidente da CPI explicando sua ausência. De acordo com a reitora, não houve tempo hábil para ela preparar a documentação necessária para apresentar aos parlamentares.

Inconformado com a ausência da reitora, que deveria falar sobre a demissão de 50 dos 150 docentes do curso de medicina, os deputados Fausto Figueria e José Augusto (PSDB), manifestaram-se contrários às explicações de Darci do Nascimento. Figueira ressaltou que a depoente foi "convocada" e não convidada. "As pessoas convocadas têm a obrigação de comparecer. Começamos mal nosso trabalho", lamentou ele.



Justificativa plausível



Para Celso Giglio, a justificativa da reitora é plausível. "Entendo que o prazo era curto", reconheceu "mas, em momento algum, a reitora se negou a comparecer. Ela só pediu um prazo maior."

No documento, Darci Nascimento também esclareceu que em janeiro de 2008 foram demitidos 56 docentes mas, no mesmo período, a universidade contratou 68 profissionais. "A Unisa mantém o curso de Medicina há 40 anos", ressaltou. A reitora declarou ainda que a Unisa tem total comprometimento com a qualidade dos seus professores.

Uma nova data para a reunião conjunta entre a CPI e a Comissão de Saúde e Higiene foi agenda para o dia 4/8, às 15h.

alesp