Marlei Almeida cria um contexto realista com harmonia de estilo e equilíbrio cromático

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
31/10/2006 16:28

Compartilhar:

<i>Arara-azul</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M_obra_marley.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marlei Almeida <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-foto_marley.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A pintora Marlei Almeida individua aqueles valores que possuem a faculdade de nos resgatar dos condicionamentos do mundo atual e que nos permitem acreditar numa realidade ideal ancorada nos princípios da arte de sempre.

Em torno do real, ela cria um clima seu, uma atmosfera sua, uma luz sua, que dão o significado a cada detalhe da obra, impregnando a temática de outros tantos significados sem retirar a validade e a solidez do traço.

Suas obras exprimem um forte sentimento artístico, ao mesmo tempo em que se distinguem pela estrutura das composições. Em tudo e sobretudo existe uma coerência, que é o fio condutor que nos faz reconhecer de imediato uma técnica acurada e o equilíbrio de suas tonalidades.

Apaixonada pela fauna e pela flora brasileiras, a artista recria as ricas tonalidades de cores de nossa natureza, impondo-se por uma sensibilidade inata e genuína e pelo expressivo cromatismo. Sua arte se manifesta especialmente na poética das sensações que ela capta com uma facilidade incomum.

A obra Arara-azul, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, evidencia a afetuosa participação e o sentimento que guiam a mão e o pincel de Marlei Almeida, dando calor às formas e um leve toque romântico. Sua linguagem é impregnada de poesia e segue o gestual com preciosa harmonia de estilo, onde a paleta, rica de variadas sensações, cria um contexto verdadeiramente realista.

A artista

Marlei Almeida, pseudônimo de Marlei de Almeida Schmeil, nasceu em São Paulo, em 1950. Após participar do curso de pinturas e texturas decorativas, na Fundação Armando Álvares Penteado, diplomou-se em artes plásticas pela Escola Panamericana de Artes (1997-1998).

Paralelamente participou de cursos de técnica mista no ateliê Osman Said; óleo sobre tela e nu artístico, no Elmi Atelier e Galeria; óleo sobre tela, acrílico e técnica mista, no ateliê Cecília Braun; e encáustica, com a professora Helena Arantes.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas: Galeria Opa, São Paulo, SP (1997); "Artistas Emergentes", Galeria Elmi, São Paulo, SP; 4º Concurso de Arte Livre Saint Germain, São Paulo, SP; Galeria Marli Villas Boas, São Paulo, SP; Galeria Art Clair, São Paulo, SP (1998); Nova Caraguá Artes, Caraguatatuba, SP; 5º Concurso de Arte Livre Saint Germain, São Paulo, SP (1999); 2º Salão Oficial de Artes Plásticas de Caraguatatuba, São Paulo, SP; Salão de Artes Plásticas de Campos do Jordão 2000, SP; Salão Internacional do Petit Format, Centro de Convenções Rebouças, São Paulo, SP; Nenah Gift Et Home, São Paulo, SP; 6º Concurso de Arte Livre Saint Germain, São Paulo, SP (2000); Espaço Cultural do Iate Clube de Brasília, DF; "Artistas Brasileiros em Salões Oficiais Franceses", Barcelona, Espanha (2001); e Galeria Spazio Surreale, São Paulo, SP (2006).

Foi selecionada para participar da edição do livro Itália Brasil Arte 2007 produzido pela Galeria Spazio Surreale e pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico de São Paulo.

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp