A busca de Ana Kfouri Aun: captar o sentindo cósmico do infinito

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
15/02/2005 14:00

Compartilhar:

Ana Kfouri Aun<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Ana Kfuri Aun.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Explosão no cosmos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/AnaKfuri Aun Explosao cosmos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Operando numa pesquisa poético-espacial, Ana Kfouri Aun dá vida a interessantes realizações que, além das dialéticas abstrato-figurativas, permanece o centro de um novo discurso expressivo. Inteligência e sensibilidade guiam a artista em suas pesquisas, e a carga emotiva é tal, que nelas encontramos a tentativa de captar o sentido cósmico do infinito.

Suas pinturas, com relevos polimatéricos intensamente coloridos, entram na área da fábula, mais que na naturalística. Algumas delas, especialmente onde a matéria é acrescida, se ligam mais com a cor.

Num seu processo evolutivo, a pintura de Ana Kfouri Aun se desenvolve na síntese e na superação das sugestões do tema para uma visão espacial, que abriu novos horizontes à fantasia da artista. Com efeito, o momento da sua definitiva maturidade coincide com aquele em que o prazer do conto cede lugar à explosão da fantasia.

Em cada sua obra, espaço e matéria parecem correr um atrás do outro dando vida, assim, a uma expressão nova e carregada de vibrações emotivas. Seu cromatismo, sua temática, filtrados de atmosferas palpitantes, permitem ao observador saborear sensações as mais diversas. A artista parece contar a história do Universo através de suas obras transformadas em verdadeiras sinfonias cromáticas, ricas de notas ancestrais.

A obra "Explosão no cosmos", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, é uma evocação de cores submerso num cosmo sem luz que toma vida exatamente na imagem invertida, em plena liberdade criativa. Nessa dimensão ideal, podemos descobrir o conteúdo poético da pintura de Ana Kfouri Aun.



A Artista



Ana Kfouri Aun, pseudônimo artístico de Ana Tereza Kfouri Aun, nasceu em São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo no ano de 1963. Desde muito jovem dedica-se às artes plásticas, mas, sua primeira exposição foi no ano 2000.

Participou a seguir das seguintes mostras individuais e coletivas: "Espaço Coletivo de Artes", Clube Atlético Monte Líbano, SP (2000, 2001, 2003 e 2004); "V, VII, VIII, IX Salão Interclubes de Artes Plásticas", Esporte Clube Paineiras do Morumby, SP (2000, 2001, 2003 e 2004); "Grupo dos 19 Pintores", MASP Centro, SP (2003); "15ª Mostra Mercato d'Arte Contemporânea", Arte Padova 2004, Padova, Itália; Espaço Cultural Hospital Sírio Libanês, SP; "II Mostra Darcy Penteado de Arte", Espaço Cultural Alliance Francaise, SP; "4° Salão do Universo Feminino", Espaço Cultural Prodam, SP (2004); "V Salão Comemorativo São Paulo 451 anos", Hall Monumental da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, SP (2005).

Foi premiada em diversas mostras conquistando 1° e 2° lugar e medalha de prata em pintura abstrata. Possui várias obras em diversas coleções particulares e oficiais entre eles o Acervo Artístico da Assembléia Legislativa de São Paulo. Suas obras foram catalogadas no Anuário Arte e Artistas, vols. 4 e 5 da Laserprint Editorial; no livro Brasil-Art da Galeria Spazio Surreale (2003); no Anuário Brasileiro de Artes Plásticas Consulte, vols. 2 e 3 (2004 e 2005) e no Catálogo "II Mostra Darcy Penteado de Arte" (2004).

alesp