Assembléia Popular


04/04/2008 10:11

Compartilhar:

Alfredo Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/Ass Pop Alfredo Silva e Silva.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Escola sem aulas



Clóvis de Oliveira, da Associação de Policiais Civis e Militares, pediu providências à secretária da Educação para a falta de aulas na Escola Estadual Castro Alves. Segundo ele, na semana passada houve apenas um dia de aula e nenhum nesta semana. "Assim, o cômputo geral será de apenas um mês de aula durante todo o ano."



Precariedade da saúde



A precária situação da saúde no Estado foi o tema desenvolvido por Tcharles Ferreira, do Movimento pelos Direitos da População de Rua. Ela reclamou do não-comparecimento dos secretários estadual e municipal da Saúde em evento ocorrido na Câmara de Vereadores de São Paulo para discutir o tema.



Fora da lei



Também do Movimento pelos Direitos da População de Rua, Robson Mendonça lamentou a situação da saúde no Estado e chamou a atenção do prefeito Kassab, que, segundo ele, "não cumpre lei aprovada em defesa dos moradores de rua e ainda manda espancá-los".



Roubo instituído



Depois de elogiar funcionários públicos como o presidente da Sabesp, Sárvio Holanda, do Conselho de Representantes dos Empregados da Imprensa Oficial, cobrou providências do governador para os roubos que vêm ocorrendo em órgãos como CDHU, Hospital das Clínicas, Metrô e Imprensa Oficial.



ECA!



Depois de cumprimentar os parlamentares que defendem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Alfredo Silva, presidente do Círculo Chileno Brasileiro de Integração Latino-Americana, lamentou que um adolescente tenha matado 12 pessoas no Rio Grande do Sul.



Solução para o trânsito



Josanias Castanho Braga, do Movimento Social Parelheiros, parabenizou o vereador Arselino Tatto pelo projeto da alça de acesso de Parelheiros. "Agora, temos de mobilizar a população para que o projeto se torne realidade." Para o orador, o transporte de massa é a única solução para o problema do trânsito de São Paulo.



Conselheiros por comissários



Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Recreativo Sudeste (SER), chamou a atenção para o fato de que conselheiros tutelares estejam sendo utilizados como os antigos comissários de menores. Tal prática estaria em desacordo com a Constituição, uma vez que o juiz não pode atuar por vontade própria, mas somente se for provocado.



Omissão



Sílvio Luiz Del Giudice, líder dos moradores do Jardim Tremembé, considera que as instituições brasileiras não funcionam de forma a solucionar os problemas dos cidadãos. Segundo ele, pessoas que representam instituições públicas, como as prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro, trabalham apenas para sua autopromoção e se omitem no atendimento à população.



Vereadores caros



José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, comentou matéria publicada na imprensa que afirma que os vereadores de São Paulo custam quase R$ 100 mil por mês. Para ele, há erros no processo legislativo na medida em que os vereadores desconsideram os vetos e aprovam projetos em sessões extraordinárias.



Momento de cidadania



Maria Lima Matos, do Movimento de Mulheres em Defesa da Vida e delegada de polícia aposentada, reportou-se ao presidente do STF com quem teve um "momento de cidadania". "Falo para que o senhor tome conhecimento do governo Serra, a vergonha nacional", bradou. Para ela, o governo estadual não respeita os direitos fundamentais de negros, nordestinos, homossexuais e pobres.



Sem contato com a neta



Lucinda Inácia da Silva pediu ajuda das autoridades para manter contato com sua neta de 13 anos, já que, segundo ela, seu genro a esconde. Ela teme pela integridade física e psicológica da criança.



Informações do Coren/SP



Carlos Edivaldo da Silva reclamou da dificuldade para obter informações no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren/SP) a respeito do tratamento dado a sua esposa por enfermeiros do hospital onde ela faleceu. Ele afirma que ela morreu por descaso desses profissionais, pois ele tem provas do abandono, ressaltando que a esposa "dormiu vomitada e com pressão baixa".



Quem acusa deve provar



O estudante de direito Carlos Eduardo Ventura, referindo-se ao discurso de Lucinda, disse que para acusar alguém de qualquer crime é preciso ter provas. Ele pede mais responsabilidade na fala de quem usa a tribuna popular. "Falta paz no mundo, apelo para que as pessoas pensem no futuro da nação", concluiu Ventura.



Câncer na adolescência



O representante da Comunidade Kolping do Brasil, José Filho Alves, explanou sobre o câncer do tronco-cerebral, que incide apenas naqueles que não atingiram a adolescência. Alves afirmou que seu filho tem a doença, ainda sem cura. Ele pede mais pesquisas científicas sobre a moléstia. "Só Deus pode confortar os familiares que têm filhos nessa situação", finalizou.



Precatórios



Mostrando carta que recebeu de um escritório de advocacia propondo a compra de créditos alimentícios de seus titulares, Walter Silva Leite afirmou que esse tipo de proposta só ocorre por causa da lentidão do Estado em pagar os precatórios. Ele afirmou que o valor oferecido pelo escritório é bem inferior ao que o Estado deve.

alesp