O novo realismo de Jonas Lemes: consciência técnica sólida e liberdade de expressão

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
28/02/2008 11:37

Compartilhar:

<i>Preparando a terra</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/preparando_a_terra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jonas Lemes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/jonas_leme_(1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A característica principal da personalidade de Jonas Lemes é pesquisar a relação estabelecida pelo artista entre a observação do mundo objetivo, do homem, de seu ambiente e as reações e transformações particulares assumidas após a intervenção emotiva que aquelas realidades colocam em outra dimensão.

O artista possui o dom do narrador que atinge a matéria de seus contos, partindo da realidade para alcançar uma região encantada próxima ao reino da magia e do sonho, onde as imagens adquirem força maior através de contornos leves e sutis.

A pintura de Jonas Lemes aplicada sobre lona é imediata, límpida, impregnada de luz, cor e poesia. Partindo da mais sadia tradição, consegue dar a suas obras o que se denomina um novo realismo, são imagens de atualidade que possuem ao mesmo tempo alto lirismo.

Sem dúvida uma das mais sugestivas personalidades da pintura contemporânea mineira, o pintor sabe com técnica sólida estruturar suas obras com consciência, mas também com absoluta liberdade de expressão.

Seu quadro Preparando a terra, doado ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, conserva bem perceptível a impressão de uma espontaneidade pouco usual, que transmite ao observador um resultado de rara felicidade



O artista

Jonas Lemes, pseudônimo artístico de Joaquim Jonas Mendes Lemes, nasceu em Cambuquira, Minas Gerais, em 1964. e reside atualmente em São Lourenço, MG.

Artista plástico autodidata, iniciou suas atividades artísticas em 1990 e desde então recebeu mais de vinte premiações em salões de srte no Brasil.

Participou de diversas exposições, entre as quais: XIII Salão de Artes Plásticas, Taubaté, SP (1991, 1992); XI Salão de Artes Plásticas, Rio Claro, SP; Salão de Artes Plásticas, Matão, SP; X Salão de Artes Plásticas, Jaú, SP; VI Salão de Artes Plásticas, Mogi-Mirim, SP (1993); XXXIII Salão de Artes Plásticas de Araras, SP; XLII Salão de Artes, Piracicaba, SP; VII Salão de Artes Plásticas, Mogi-Mirim, SP (1994); Salão de Outono, Sorocaba, SP (1995); Viagem a América do Sul, Juiz de Fora, MG; XLIV Salão de Artes, Piracicaba, SP; Salão Vinhedense de Artes Plásticas, Vinhedo, SP (1996); Salão de Artes de Franca, SP (1997); SABBART, Ribeirão Preto, SP (2000, 2001).

Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais e no Museu de Arte do Parlamento.

alesp