Presidente da Via Quatro explica pane na linha amarela do metrô

Incidente aconteceu em 3/10/2011 e paralisou as estações que ligam o Butantã à Luz até às 8h18
29/02/2012 20:24

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João Caramez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/ComTransportesComunicacao29fev12Mauri3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gerson Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/ComTransportesComunicacao29fev12Mauri5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Valença, presidente da empresa Via Quatro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/ComTransportesComunicacao29fev12MauriVAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Campos Machado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/ComTransportesComunicacao29fev12Mauri2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Edmir Chedid, presidente da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/ComTransportesComunicacao29fev12Mauri4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Mentor <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/ComTransportesComunicacao29fev12Mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Transportes e Comunicações, presidida pelo deputado Edmir Chedid, ouviu o presidente da empresa Via Quatro, Luiz Valença, sobre o incidente que paralisou a operação da Linha 4 do Metrô (amarela), da qual a Via Quatro é concessionária, no dia 3/10/2011, prejudicando cerca de 75 mil usuários.

Valença fez um histórico do que ocorreu naquela madrugada, relatando que após os técnicos realizarem os procedimentos de manutenção, que eram feitos aos domingos (3/10/2011 caiu numa segunda-feira), o sistema que controla as operações da linha emitiu mensagens de falta de segurança no trecho que vai da Paulista à Luz, recém inaugurado. Valença, então, resolveu, juntamente com o seu chefe de operações, paralisar toda a linha até que fosse identificado o problema, o que aconteceu por volta das 8h, quando os técnicos substituíram um equipamento defeituoso.

Os deputados da comissão fizeram diversas perguntas sobre o incidente, inclusive sobre a parte técnica, e o presidente da Via Quatro não se absteve de responder a nenhuma delas, discorrendo sobre: a excelência do sistema usado, o mesmo que é utilizado nos modernos metrôs do mundo; a não existência de operadores nos vagões (operação automática não atendida), dizendo que todos os trens do metrô de São Paulo são automáticos e que a Linha 4 optou por não utilizar operadores por ser o sistema mais moderno; o problema não ter sido causado por falta de energia elétrica, como chegou a ser noticiado; a empresa Via Quatro, na pessoa de Valença, ter preferido abrir mão de todo o faturamento naquela parte da manhã, quando poderia ter operado parte do trecho, para privilegiar a segurança; estar, sim, em curso uma investigação por uma comissão de monitoramento de concessões e permissões, (enquanto não é criada uma agência reguladora), conforme havia declarado o governador Alckmin no dia do incidente.

O presidente da Via Quatro afirmou ainda que a empresa já investiu R$ 700 milhões na Linha 4. Ele confirmou que a Via Quatro está acionando o Estado na tentativa de reequilibrar as contas que foram afetadas pela demora na construção da infraestrutura por parte do Estado " que foi prejudicada pelo desmoronamento de parte de um túnel " e que esse é um procedimento previsto em lei. A multa não foi aplicada, conforme disse que iria acontecer o secretário dos

Transportes na ocasião do incidente, porque o processo de apuração ainda está em curso.

Ao final da reunião, a comissão resolveu convidar novamente o presidente da Via Quatro, Luiz Valença e o diretor de operações do metrô, Mario Fiorati Filho, para novos esclarecimentos.

Também foram aprovados os projetos de lei 576/2011, que dispõe sobre o sistema eletrônico de identificação de veículos para pagamento de pedágios, e 782/2011, que institui a campanha de conscientização "Motorista: pista da esquerda só para ultrapassagem", entre outros.

Estiveram presentes à reunião os deputados Antonio Mentor (PT), que presidiu o início da reunião, Roberto Morais (PPS), João Caramez (PSDB), Baleia Rossi (PMDB), Carlão Pignatari (PSDB), Gerson Bittencourt (PT), Chico Sardelli (PV), Campos Machado (PTB), Rogério Nogueira (PDT), Vinícius Camarinha (PSB) e Marcos Neves (PSB), além dos já citados.

alesp