Assembléia participa de videoconferência sobre a Lei Maria da Penha
19/09/2006 16:46
Foi transmitida nesta terça-feira, 19/9, na Assembléia Legislativa, uma videoconferência que teve como objetivo discutir a aplicação da Lei Federal 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.
Promovida pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a videoconferência reuniu em Brasília, na sede do Programa Interlegis, autoridades policiais, juristas e representantes da Rede de Assistência à Mulher Vítima de Violência e pôde ser acompanhada em tempo real por várias Assembléias Legislativas do país.
A Lei Maria da Penha, cujo projeto foi sancionado pelo presidente da República no último dia 7/8, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme determina a Constituição Federal em seu artigo 226, parágrafo 8º. Sua promulgação cumpre determinações da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher.
Essa lei prevê a criação dos juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher e altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal.
A mesa de abertura da videoconferência foi composta pela ministra Nilcéa Freire, da SPM, que apresentou a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher; pelo secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luiz Fernando Corrêa; e pelo secretário de Reforma Judiciária do Ministério da Justiça, Pierpaolo Cruz Bottini.
A primeira mesa de debates, além da apresentação da ministra, teve uma palestra sobre o tema "Conceito de Violência contra as Mulheres". No período da tarde, o debate foi sobre "Aplicação e Procedimentos da Lei", com apresentações de Iumara Gomes, delegada de polícia da Delegacia Especializada da Mulher de Patos (PB), e Rosane Reis, defensora pública do Rio de Janeiro.
Maria da Penha
A Lei 11.340/2006 recebeu o nome de Maria da Penha em homenagem à biofarmacêutica que durante 20 anos lutou para ver seu ex-marido condenado pela violência que cometeu contra ela. Marco Antonio Herredia, em 1983, tentou matá-la por duas vezes. Na primeira, desferiu um tiro que a deixou paraplégica. Na segunda, tentou eletrocutá-la. Herredia foi condenado em setembro de 1984 a oito anos de prisão, mas protelou o cumprimento da pena por meio de recursos legais. Finalmente, foi preso em 2002 e cumpriu dois anos de pena. Maria da Penha começou a atuar então em movimentos sociais contra a violência e hoje é coordenadora de uma associação no Ceará.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações