Assembléia realiza ato em comemoração ao Dia da Hungria


24/10/2008 17:02

Compartilhar:

Egon Janos Szenttamassy, Romeu Tuma, Roberto Engler, Miklios Deak Romeu tuma Junior e José Cássio Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/24 ATO HUNGRIA  MESA 106 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público durante a sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/24 ATO HUNGRIA  PUBL 110 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membros da comunidade húngara paulista vieram à Assembléia nesta quinta-feira, 23/10, para o Ato Solene do Dia da Hungria, cerimônia presidida pelo deputado Roberto Engler (PSDB). A comemoração foi instituída no Estado através da Lei 12.939/2008, derivada do Projeto de Lei 219/2006 de autoria do secretário nacional de Justiça e ex-deputado da Casa, Romeu Tuma Junior, que foi homenageado na oportunidade. Integraram a mesa que dirigiu os trabalhos do ato solene em comemoração ao Dia da Hungria, realizado nesta quinta-feira, 23/10, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior; o senador Romeu Tuma (PTB/SP); o cônsul-geral da República da Hungria, Miklós Deak; o presidente da Casa Húngara, Egon Janos Szenttamássy; e o reitor da Unifiel, José Cássio Soares Hungria.

O secretário nacional de Justiça afirmou aos presentes que apresentou o projeto motivado pelo carinho que aprendeu em casa a ter pelos imigrantes, e que o fez dentro dos princípios humanitários que norteiam a postura do governo e do povo brasileiro em relação ao eles. Tuma Junior afirmou que esta tem sido historicamente a condução da política brasileira em relação aos estrangeiros que aqui aportam em busca de oportunidades e destacou que essa característica de nosso povo em muito se diferencia da de outros países, principalmente os do chamado primeiro mundo, que nos últimos anos vêm criminalizando a imigração.

O secretátio, que tem entre suas atribuições coordenar a política de estrangeiros no Brasil, informou ainda ter encaminhado à apreciação do Congresso Nacional projeto para estabelecer sistema de regularização documental e expedição de certidões via internet, facilitando o acesso desses cidadãos à legalização de sua presença no Brasil.

Tuma Junior destacou a importância da ação do deputado Engler ao assumir a defesa do PL 219/2006 e conseguir, com seu empenho, a sua aprovação pela Assembléia, depois que o secretário encerrou seu mandato como deputado estadual.

O cônsul-geral da República da Hungria no Brasil, Miklós Deak, entregou presentes aos homenageados pela comunidade húngara: o secretário Romeu Tuma Junior, o senador Romeu Tuma e o deputado Roberto Engler.

alesp