Estresse é tema de palestra na 1ª SIPAT

(com fotos)
21/11/2001 20:46

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

"Tomando o exemplo de um elástico que estivesse sendo esticado até romper, fica fácil visualizar o que é o processo do estresse no ser humano." Com esta frase, o médico Arnaldo Marques abordou em palestra o tema "Estresse" no terceiro dia de atividades da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), nesta quarta-feira 21/11, na Sala 2 do subsolo da Assembléia Legislativa de São Paulo. A Semana se estenderá até sexta-feira, 23/11, realizando diversos eventos e palestras para discutir temas referentes à segurança e saúde dos servidores da Casa.

De forma descontraída, "como recomendam os manuais básicos de combate ao estresse", o médico deu dicas e procedimentos para, "se não erradicarmos de vez o problema que, sem exceção, todos sofremos em algum momento da vida, pelo menos sabermos lidar com ele, trazendo mais qualidade para nossas vidas", comentou.

Marques explicou que as pressões em nosso dia-a-dia vêm tanto de fora como de nosso interior, "pois não é apenas o chefe que nos faz cobranças: nós também temos expectativas que queremos ver satisfeitas. É preciso saber lidar com isso, para evitar o estresse e suas conseqüências prejudiciais à nossa saúde , disse.

Entre outras coisas, Marques recomenda que tenhamos mais disciplina, já que não é possível fazer bem várias coisas ao mesmo tempo; não fazermos cobranças exageradas sobre nosso desempenho, nem assumirmos mais compromissos num determinado período de tempo do que aqueles que sejamos capazes de cumprir com qualidade. "O executivo típico sempre diz ter muita coisa para fazer. Isso até fica bonito para justificar o posto que ocupa perante os demais. Já em meu consultório, quando peço a eles para colocar no papel esse ''muito'', poucos conseguem. É uma demonstração que eles se cobram mais do que efetivamente cumprem tarefas, ou seja, apenas se estressam", afirmou. Ressaltou ainda que sempre é possível pedir ajuda de outra pessoa para o trabalho que se está fazendo, ou mesmo administrar o tempo para realizar cada coisa por vez. "Temos limites e precisamos respeitá-los", explicou.

Do-in

Dando seqüência aos trabalhos da SIPAT desta quarta-feira, a especialista Tokie Ueda, da equipe de apoio ao funcionário da Casa, realizou várias sessões de do-in para grupos de servidores, ensinando como empregar essa técnica oriental para diminuir ou eliminar dores generalizadas em nosso corpo e uma série de exercícios para prevenir o aparecimento de problemas. A atividade foi tão bem-aceita pelos funcionários, que a CIPA estuda a possibilidade de repetir essas sessões com periodicidade a ser determinada, para atingir um maior número de pessoas.

Ao mesmo tempo, a fisioterapeuta Jenny Kose e o médico Moacyr Eleutério, ambos do Serviço Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho (STMS) da Assembléia Legislativa, realizaram demonstrações práticas sobre organização de postos de trabalho. Utilizando mesas, cadeiras e instrumentos de trabalho de nosso dia-a-dia, como computadores, por exemplo, explicaram como devemos nos posicionar para evitar ou diminuir problemas que causem desconfortos, dores ou até afetem de forma mais duradoura nossa saúde.

Para auxiliar nesse trabalho, montaram painéis próximos à lanchonete, que ficarão expostos até o final de semana, com dicas e informações para prevenir problemas ao nosso organismo e divulgaram quadro estatístico com o registro de acidentes ocorridos na Casa. "A partir desses registros", explicou Jenny Kose, "os acidentes são analisados e medidas passam a ser tomadas para prevenir ocorrências nos mesmos locais".

Desse mesmo espaço consta painel da Brigada de Incêndio da ALESP, que anuncia a formação de nova turma de brigadistas, com aulas teóricas, a partir do próximo dia 3 de dezembro, e práticas em centro de treinamento, dia 7/12. Inscrições e informações podem ser obtidas pelos ramais 6434 e 6344.

A 1ª SIPAT é um evento realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA ) e pelo STMST - Serviço Técnico de Medicina e Segurança no Trabalho, com o apoio da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

Leia, abaixo, a programação para a próxima sexta-feira, 23/11, com o encerramento da 1ª SIPAT:

- 14:30h - Apresentação da Brigada de Incêndio da ALESP

Local: Auditório Teotônio Vilela

- 15:00h - Palestra sobre Primeiros Socorros, proferida por representante do Corpo de Bombeiros

Local: Auditório Teotônio Vilela

- 16:00h - Palestra sobre a prevenção contra antraz, proferida pelo delegado Dr. Luiz Antonio Pinheiro

Local: Auditório Teotônio Vilela

- 17:00h - Encerramento e apresentação do CORALESP

Local: Auditório Teotônio Vilela

alesp